Cantinho do HaroldColunas

Jarro: a estrela do mar que virou Robin!

James Gunn conseguiu com O Esquadrão Suicida realizar o sonho de todos nós do Mansão Wayne: tornar Starro, o Conquistador conhecido do grande público. A estrela do mar gigante pode ter sido o primeiro inimigo da Liga da Justiça, mas nunca teve destaque em adaptações para outras mídias. Diabos, mesmo nas HQs o personagem por vezes sumia por vários anos.

Mas, ainda mais desconhecido do que Starro, apenas sua cria, o pequenino: Jarro! Criação de Scott Snyder e Francis Manapul, Jarro surgiu em 2018, nas páginas de Justice League #10 (No Brasil, em Liga da Justiça #5, pela Panini, em 2019). Mas antes de falarmos de Jarro, um pouco de contexto…

Starro pode nunca ter sido popular, mas sempre foi um inimigo recorrente da Liga da Justiça. Mas, durante o arco Sem Justiça, ele e outros vilões se viram obrigados a trabalhar com a Liga para salvar o universo. Starro foi mais além, parecendo tomar gosto pelo heroísmo, ao ponto de se sacrificar em combate contra os Titãs Ômega, garantindo assim a segurança dos habitantes do planeta Colu.

O sacrifício de Starro

Acontece que Starro é uma criatura quase impossível de se matar, já que consegue regenerar a partir de qualquer pedaço seu deixado para trás. E é isso que acontece. Poucos meses depois, Starro estava de volta, aliado a Legião do Mal de Lex Luthor, que “cultivou” um pedaço da estrela do mar para usar em seus planos. Mas acontece que o Batman teve a mesma ideia. Ah, o preparo!

O Homem-Morcego guardou uma pequena amostra de Starro, mas a tratou com carinho. Crescendo dentro de um jarro, ela cresceu diferente de qualquer outra versão anterior de Starro, acabando por se tornar meiga, afetuosa. Enfim, Jarro é uma estrela do mar fofinha e boazinha que trata Batman como se fosse seu pai. Além de chamar o herói de papai, sem nenhum problema em demonstrar seu amor por ele, Jarro sonha em ser o melhor Robin de todos.

A primeira aparição de Jarro

Apesar de ser apenas uma pequena estrela do mar, Jarro provou seu valor como integrante (ou seria mascote?) da Liga da Justiça, pois tem as mesmas capacidades telepáticas do Starro original, bem como sua força, capacidade regenerativa e até a habilidade de se tornar gigantesco quando absorve as ondas cerebrais de pessoas dominadas por ele. Sim, o pequeno Jarro pode criar os esporos para controlar outras mentes.

Jarro quer ser o maior Robin de todos os tempos! O mais fofo ele já é!

Não se engane. Ler a Liga da Justiça de Scott Snyder é um martírio capaz de causar dor física (acredite, eu li e sofri todas as páginas). Mas a compensação de todo esse sofrimento é o nosso querido Jarro. Infelizmente, como é bem comum com as criações de Snyder no Universo DC, Jarro acabou esquecido quando Snyder saiu da Liga. O autor até usou a estrela do mar prodígio em Death Metal, mas a partir daí, Jarro sumiu.

O pobre Jarro foi preso em Death Metal

Esperamos que um personagem tão bonitinho e poderoso (vale lembrar que ele tomou o lugar do Caçador de Marte como o grande telepata da Liga na ausência do marciano), uma ideia tão idiota quanto adorável e divertida, seja logo aproveitada por outros autores. Se deu tão certo com Snyder, imagine se ele cair nas mãos de um roteirista bom!

É muito amor!

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!