Bruce Wayne Contra o MundoColunas

Que voltem os anos 90!

A roteirista Gail Simone, famosa por títulos como Deadpool, Aves de Rapina e principalmente por passar 22 horas por dia no Twitter, soltou lá mesmo a ideia de que, quando toda essa pandemia passar, DC e Marvel deviam botar as intrigas de lado e se juntar num novo crossover, pra alavancar as vendas e ajudar as comic shops quando elas reabrissem. Relevar toda a treta que existe entre as duas editoras desde os anos 2000 (não muito tempo depois da publicação de Liga/Vingadores, por conta de bobagens que o Joe Quesada falava na época pra acirrar uma rivalidade imaginária e que a DC acabou levando pro lado pessoal), como uma forma de revitalizar a industria nesse momento delicado.
Um retorno à moda dos anos 90!


Calhou que esse tweet da Gail Simone, subindo a hashtag #pleaseMarvelDC, acabou empolgando não só os fãs, mas também os artistas. Nos dias seguintes rolou um engajamento de roteiristas e desenhistas sugerindo encontros que eles gostariam de ver. Teve o Tom Taylor propondo um Arlequina/Deadpool contra Thanos/Darkseid, teve o Donny Cates falando que quer um Venom/Batman, o Hudlin incentivando um Batman/Pantera Negra. E no meio disso tudo, a iniciativa teve apoio também do Tom King, da Cat Staggs, do Scott Snyder e mesmo da galera das antigas, como o Jerry Ordway, o Kurt Busiek, além do Peter David se propondo a assumir a responsa de escrever um Novos Mutantes/Justiça Jovem. Até a galera brasileira entrou na brincadeira, como no encontro que o Gabriel Jardim imaginou entre o Super Choque e o Aranha Miles Morales.
De repente, tivemos esse enorme lobby espontâneo por uma nova leva de crossovers.

O Mansão Wayne não ficou de fora e gravou com o Fernando Caruso sobre como seria um novo DC versus Marvel.
E eu, na minha óbvia invejinha juvenil por não ter conseguido participar dessa gravação, estendo o tema aqui na minha coluna.
Que inclusive – vejam só! – é exatamente sobre isso.

Então venham, venham crianças, e saibam quais são os…

10 CROSSOVERS QUE EU GOSTARIA DE VER

Asa Noturna e Demolidor
por Greg Rucka e Rod Reis

Já vou começar metendo o pé na porta e jogando esse, que é talvez o mais óbvio dos encontros.
Nós amamos o Asa Noturna, mas é impossível negar que ele tem um potencial eternamente desperdiçado. Um personagem com uma pegada tão urbana quanto ele tem a possibilidade de ser pra DC o que o Demolidor é pra Marvel. Poucos personagens combinam tão bem entre si quanto os dois, e seria divertido ver o Dick pulando de prédio em prédio junto do Diabo da Guarda, reconhecendo a Cozinha do Inferno como sua própria Gotham City.
O Rucka nasceu pra escrever histórias nesse tom, e a arte do Rod deixaria tudo mais bonito.


Lois Lane e Jessica Jones
por Brian Bendis e Mike Perkins

Por falar no Rucka, seria ótimo se aproveitassem o destaque que a Lois tá tendo no seu título solo, e promovessem um encontro dela com outra jornalista/detetive: Jessica Jones. Personagens fortes, seguras, com diversos pontos em comum, não só em relação à personalidade, mas também em seus próprios relacionamentos pessoais.
Com uma narrativa mais calcada nos diálogos, poderia se manter o Perkins, que tem mandado muito bem na arte da série da Lois, e dar o roteiro pro Bendis, que já tem escrito a repórter nos títulos do Superman e faria seu retorno triunfal à personagem que criou na Marvel.


Justiceiro e Hitman
por Garth Ennis e John McCrea

Toda a violência absurda, humor negro e desprezo por super-heróis que o Ennis imprimiu em Hitman e no seu Justiceiro pelo selo Marvel Knights centralizados nessa HQ épica unindo os dois personagens! E a arte psicopata com a qual o McCrea abençoou o anti-herói da DC e emprestou para o punidor da Marvel (quem não lembra o arco do Justiceiro moendo na bicuda o Wolverine, o Homem-Aranha e o Demolidor?)!
Eu venderia meus filhos por essa história, se filhos eu tivesse.


Batman do Futuro e Homem-Aranha 2099
por Dan Jurgens e Dan Mora

Outro encontro que é um absurdo não ter acontecido ainda. Um futuro crossover entre o Terry McGinnis e o Miguel O’Hara poderia inclusive aproveitar o hype da participação já garantida do Aranha 2099 na sequência da animação do Aranhaverso.
Confesso que minha mão coçou pra colocar o Peter David no comando desse encontro, mas resolvi reservar ele pra outro. O Jurgens vem fazendo um trabalho bem competente na mensal do Batman do Futuro, e certeza que saberia escrever muito bem o Aranha. E pra manter entre os Dans, o Mora já fez essa arte lindona de como seria esse encontro e eu aposto nele pra essa tarefa.


Batsquad e X-Factor
por Peter David e Jorge Fornés

Foi pra isso que eu guardei o Peter David e não me arrependo!
Não que exista alguma relação entre as duas equipes, mas eu queria muito ver o Peter David escrevendo o Batsquad e o Fornés desenhando a X-Factor Investigações.
Madrox tentando se provar melhor detetive que o Batman? Porra, seria divertidíssimo!


Eternos e Novos Deuses
por Al Ewing e Mike Mignola

Mas putaquemepariu eu já tô arrepiado só de pensar nesse crossover.
Toda a filosofia de deuses e alienígenas podia ser explorada, talvez até com uma participação dos Celestiais. E sejamos sinceros, essa pode ser a segunda história boa dos Eternos, depois da escrita pelo Gaiman e desenhada pelo Romitinha.
O Al Ewing vem mostrando em Immortal Hulk que tem muita capacidade pra brincar com histórias cósmicas (leiam a edição 25 e vocês vão entender o que eu tô falando). E o Mignola podia inclusive aproveitar as artes conceituais que ele criou para a animação dos Novos Deuses que nunca aconteceu.


Liga da Justiça e X-Men
por Grant Morrison e Frank Quitely

Todos sabemos que o Morrison foi responsável pela grande revolução criativa tanto na Liga quanto nos X-Men. Imagina um encontro dessas duas revoluções, as duas equipes em suas respectivas fases Morrison, desenhadas pelo Quitely. Eu iria querer emoldurar cada quadrinho dessa HQ.


Deadpool e Arlequina
por Gail Simone e Chris Bachalo

Nunca que eu deixaria a Gail Simone de fora da festa que ela mesma criou.
A DC pode ter superado a ideia de fazer da Harley o Deadpool da editora. Mas isso não significa que não seria bem divertido um encontro entre os dois, e inclusive obrigatório por conta de todo o público que eles acumularam depois dos seus filmes.
O humor nonsense da Gail seria perfeitamente ilustrado pela arte e os layouts esquizofrênicos do Bachalo. Quem sabe até com o retorno do Agente X como bônus!


Campeões e Justiça Jovem
Por Mark Waid e Gabriel Piccolo

Eu gosto demais daquelas 12 edições dos Campeões escritas pelo Waid. E é exatamente aquela formação que eu imagino junto da Justiça Jovem.
Talvez meus maiores sonhos em vida sejam a paz no mundo, o fim da desigualdade social.. e ver o Ciclope molecão lado a lado com o Tim Drake.
Na verdade, esqueçam esse crossover, o que eu quero mesmo é um crossover Robin/Ciclopinho! Quem tá comigo?!
Ah sim, e o traço jovem do Piccolo combinaria bastante com esse encontro.


Superman e Miracleman
por Alan Moore e Joe Quesada

Tá bom, chega de brincadeira..
Chama logo o barbudão pra escrever essa HQ! Oferece o que ele quiser! Ele quer uma ilha só pra ele?! Beleza, a Disney e a Warner podem providenciar isso! Coloca o Quesada na arte, ele manda bem! Não quero saber de desculpas, não quero saber de limitações! Faz isso acontecer! Eu não me importo como! Só FAZ! ISSO! ACONTECER!


Eu pensei em mais uma cacetada de crossovers possíveis, como Batgirl e Spider-Gwen, Nova e Lanterna Verde, Deadpool e Lobo, Supersons e Miles Morales
O Liga/Vingadores foi sim épico o bastante pra ter sido um último crossover. Mas não tem por que ser. Essa é a questão.
As possibilidades são infinitas, e a porta pra tudo isso tá aberta.

É torcer pra que as duas editoras deixem isso acontecer.


Né?!
Acha não?
Comenta aí, vai.

Thiago Brancatelli

Lindo, alto e charmoso. Não possui bichos de estimação, mas divide o aluguel com um cachorro vira-lata chamado Tyler. Já fez tudo o que queria antes dos 30, por isso passa seus dias deitado no sofá lendo quadrinhos, vendo Netflix e comendo Tortuguitas. Está em um relacionamento sério com o site XVideos, mas é apenas pelo sexo.