BatzarroColunas

O dia que o Brasil censurou o Batman

Em 1988, a lendária banda Garotos Podres, símbolo do Punk do ABC paulista, lançou seu segundo álbum, Pior que Antes, recheado de canções de protesto e antissistema, como os clássicos Subúrbio Operário e Garoto Podre.

Meme Think GIF - Find & Share on GIPHY
“Tá, mas isso aqui é um site sobre Batman, porque você está me contando isso?”

A sexta faixa do disco é intitulada Batman e tem importância histórica!

Temos que lembrar que, em 1988, o Brasil ainda lidava com questões da ditadura militar que havia terminado em 1985 (de certa forma, ainda lidamos com as consequências de uma resolução porca, mas isso é papo pra outro momento).

Remetendo à série dos anos 60, onde Batman era mostrado como um agente da lei a serviço da polícia de Gotham, a música, oriunda da antiga banda do vocalista Mao (Submundo), retrata o herói e seus parceiros se desiludindo com o sistema, passando a acreditar que o crime compensa e ingressando em uma vida de crime e prostituição.

O Departamento de Censura da Polícia Federal ficou indignado com o conteúdo e proibiu a música de ser lançada e veiculada nas rádios. A gravadora Continental, responsável pelo álbum, entrou com recurso em Brasília e, em 4 de outubro de 1988, o recurso foi julgado e a censura se manteve.

Porém, numa dessas voltas loucas que a Terra Plana dá, no dia 5 de outubro de 1988, um dia após a decisão, entrou em vigor a atual Constituição Federal, que bania a censura prévia, e a música obviamente foi liberada.

Com isso, Batman se tornou a última música a ser censurada no Brasil. E esperamos que continue assim.

Veja clicando aqui uma apresentação dos anos 80 na TV Cultura, onde, no minuto 1:50, o fã que ilustra a capa desta coluna pede a música (e não é atendido).

Carlos Vázquez

Mordomo voluntário na Mansão Wayne quando o Alfred se ausenta, faz questão que todas as pessoas que o cercam saibam o nome de pelo menos 3 Robins e decidiu criar este site para transformar todo esse conhecimento “inútil” em algo que possa compartilhar com outras pessoas que tenham interesse.