Coluna AbertaColunas

Quem quer ver o SnyderCut?

Quando surgiram as primeiras imagens de Liga da Justiça, fiquei muito empolgado, gosto muito da visão de Zack Snyder para os heróis da DC Comics. No cinema, poucas coisas chegam perto de um O Poderoso Chefão que, para mim, é um filme perfeito. O Homem de Aço e Batman vs. Superman têm seus defeitos, mas a visão empregada por Zack Snyder era diferente do que eu estava acostumado a ver no cinema de super-heróis e, com muitas ressalvas como O Poderoso Chefão, dos filmes que estava acostumado a ver em minha adolescência. Hoje com 42 anos, sou de uma geração que cresceu assistindo o Batman de 66 e os desenhos dos Super Amigos do estúdio Hanna-Barbera.


Nos anos 90, fui apresentado a Batman: A Série Animada de Bruce Timm, que mudou toda minha visão dos heróis em outras mídias. Aí percebi que um mundo diferente das HQs poderia ser criado com elementos que ainda se aproximassem da mídia original, usando histórias clássicas para construir sua narrativa. Super Amigos não tinha uma cronologia, essa animação, assim como as HQs, sim. Depois vieram pela mesma equipe os desenhos Superman, Batman do Futuro e, finalmente, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. A criação desse universo compartilhado dos personagens da DC foi algo maravilhoso de se acompanhar. Ficava esperando o domingo para gravar os episódios que passavam no SBT, depois no canal da Warner, a estreia da animação Abaixo de Zero do Batman na HBO e Liga da Justiça no Cartoon Network. Foram mais de 10 anos acompanhando esse universo com começo meio e fim.


Em 2005 vieram os filmes de Christopher Nolan e, mais uma vez, acompanhei algo que foi criado para terminar. Em 2013 começa o universo do Zack Snyder em O Homem de Aço. Dois dias antes de ir com minha esposa ao cinema, fizemos um ultrassom e descobrimos que teríamos um menino, meu Antonio. O filme começa com um ultrassom… isso mexeu comigo. Se para mim o filme fosse ruim, ainda assim eu teria uma boa lembrança. O nascimento de Kal-El era o nascimento de um novo Universo DC, só que agora nos cinemas, mas foi encerrado em Mulher-Maravilha durando apenas quatro filmes: O Homem de Aço, Batman vs. Superman, Esquadrão Suicida e Mulher-Maravilha.

Em 2017 seria lançado Liga da Justiça de Zack Snyder. Durante as filmagens, sua filha cometeu suicídio e ele foi afastado já na pós-produção do filme.

A partir do momento em que Zack Snyder foi afastado, todo o marketing já demonstrava a bomba que iriamos assistir nos cinemas naquele ano, a começar pelos pôsteres coloridos e mal executados tanto na arte quanto nas informações, baixando minha empolgação. Quando vi a primeira cena do filme com aquele bigode mal apagado, quase sai do cinema. Uma história sem fim tira toda a relevância de seu começo.

Família Snyder

Acompanhei mais de 10 anos da saga de Bruce Timm com os personagens da DC e muitas das perguntas me foram respondidas no percurso. Esse ano a visão de Zack Snyder chegaria ao fim se tudo fosse lançado como o planejado.

Pôster com Zack Snyder na produção
Pôster sem Zack Snyder na Ppodução

Em 17 de novembro de 2017, a Liga da Justiça chegou aos cinemas em todo o mundo. As críticas foram misturadas, com o filme atualmente com nota 6.4 no IMDB. Depois que Zack Snyder se afastou da produção devido a uma tragédia familiar, Joss Whedon terminou o filme e, apesar das garantias de que a obra não seria afetada, o resultado foi um Frankenstein. Mudanças de tons, cenas deletadas, CGI ruim e a infame remoção do bigode do Superman fizeram com que o produto final não correspondesse ao hype. Mas então começaram a surgir sussurros de outro corte – The Snyder Cut.

O plano original de Snyder para o filme fazia parte de um arco de cinco longos filmes, começando com O Homem de Aço. No entanto, ele foi forçado a editar grande parte da parte 2 em Batman vs. Superman. A maior parte disso foi restaurada no “Ultimate Cut”. Conforme o diretor relatou em uma live, as partes 3, 4 e 5 teriam sido uma trilogia da Liga da Justiça (com filmes independentes para cada personagem no intervalo dos lançamentos). Sua versão pareceria muito mais parte desse universo, com a cena “Knightmare” se tornando um ponto-chave da trama, e os heróis trabalhando ativamente para detê-la.

Em relação aos heróis, o Cyborg de Ray Fisher deveria ter um papel muito maior. A versão de Jason Momoa de Aquaman foi criada em grande parte por ele e Snyder, e o filme original deveria apresentar muita da mitologia que cerca o personagem antes de seu próprio filme. Snyder frequentemente publicou imagens e provocações de sua versão em suas contas Vero e Twitter.

O corte do cinema da Liga da Justiça decepcionou quase todo mundo. Em um esforço para agradar a todos, não agradou quase ninguém. Enquanto os filmes de Snyder costumam receber críticas mistas, esse foi o contrário, muitos o odeiam e outros o acham esquecível, isso refletiu na bilheteria final.

O movimento #ReleaseTheSnyderCut começou logo após o lançamento do filme e ganhou muitos seguidores. Vários grandes nomes do negócio deram seu apoio, incluindo Jason Momoa, Ray Fisher e Gal Gadot. Até Ben Affleck se juntou, apesar de não ser mais o Batman.

O movimento Snyder Cut está por toda a internet desde o início. Para a San Diego Comic Con 2019, o movimento criou uma página de crowdfunding e comprou outdoors no centro de convenções. Os fundos adicionais foram para uma instituição de caridade de prevenção ao suicídio em homenagem à filha de Zack Snyder.

Mas e as filmagens, foram concluídas?

O próprio Snyder afirma que “está feito”. Alguns profissionais do meio dizem que a fotografia principal foi concluída, com alguns trabalhos de efeitos visuais ainda em andamento. Várias pessoas, como Jason Momoa, já viram.

As edições inacabadas não são novidade, pois exibições de teste geralmente têm CGI ou áudio inacabados. Se o corte fosse lançado hoje, ele poderia se parecer com aqueles extras de DVDs antigos com cenas inacabadas e storyboards com som inserido. Obviamente, a WB e Snyder estão gastando  tempo e dinheiro extra para concluí-lo, algo em torno de 30 milhões de dólares.

Mas vale a pena?

Vale!!!

Algo que aprecio bastante nas artes são suas etapas para se concretizar uma obra, da ideia inicial, sua execução e o trabalho finalizado. Os extras de um volume encadernado de uma HQ sempre são a cereja do bolo para mim. Assistindo aos extras do Blu-Ray de Liga da Justiça não vi nada disso disso, vi apenas um reflexo de um filme sem alma.
Por mais que eu não aprecie uma obra, respeito a visão de quem a executou de forma honesta e conseguindo transmitir sua mensagem por mais que não atenda meu gosto pessoal.
Vivemos em um mundo onde a arte está sendo transformada em produtos pensados por algoritmos para nos satisfazer por um pequeno espaço de tempo, construindo a sensação de que precisamos de outro e depois outro, ignorando a preciosidade de algo único, bem executado, que traria boas sensações de nostalgia no futuro, algo que fosse lembrado como O Poderoso Chefão ou o BvS, que mesmo muitos não gostando, causa sensações genuínas – e isso é arte. Sensações que tive ao ler minha primeira HQ do Batman, assistir o primeiro episódio do Batman Animated Series, o primeiro beijo na minha esposa, pegar no colo meu Antônio pela primeira vez, adotar minha gata. Momentos únicos na cronologia da vida, que tem um começo, meio e fim.
Tudo merece um final digno e honesto.
Não sabemos o que esse filme representa para o diretor Zack Snyder. Em vista dos acontecimentos ocorridos nas filmagens, é algo que ele quer e precisa terminar, como a última luta de um pugilista, última olimpíada de um corredor ou apenas terminar algo que o estava ajudando a superar o luto. Só ele sabe.

No dia 20 de maio de 2020, depois de muitos rumores e súplicas dos fãs, Zack Snyder confirmou: o Snyder Cut de Liga da Justiça é real e será lançado no HBO Max, plataforma de streaming da Warner Bros., em 2021. A HBO Max foi lançada nos Estados Unidos no dia 27 de maio, até o final do ano estará disponível em parte América Latina e em 2021 no Brasil. Alguns dizem que o filme vai sair em maio, daqui a menos de um ano.

O anúncio veio durante um livestream do diretor na rede social Vero, na qual ele assistiu e comentou O Homem de Aço com a participação de fãs, de sua esposa e produtora de seus filmes Deborah Snyder e do ator Henry Cavill, o Superman.

Em um comunicado à imprensa, Snyder declarou:

Quero agradecer à HBO Max e à Warner Brothers por esse gesto corajoso de apoiar artistas e permitir que a visão verdadeira deles seja mostrada. Também um muito obrigado especial para todos aqueles envolvidos no movimento SnyderCut, por fazer disso uma realidade.

Junto com o anúncio, pôsteres em preto e branco foram lançados para dissociar totalmente do filme colorido lançado em 2017.

Mas quais seriam as diferenças entre a versão do cinema e o corte de Zack Snyder?

O vilão Darkseid teria uma grande participação na trama. No filme já lançado, ele foi apenas citado em um áudio claramente colocado na pré-produção depois da saída do Snyder, Na versão do diretor, ele seria responsável pela invasão. Imagens compartilhadas por Snyder mostram que o vilão seria o líder do grande exército que invade a Terra em busca das Caixas Maternas, gerando a união entre amazonas, atlantes, deuses, humanos e até um membro da Tropa dos Lanternas Verdes. Segundo relatos, o  antagonista apareceria também na conclusão do longa, encarando a Liga através de um Tubo de Explosão após a batalha final. Imagens compartilhadas por Zack Snyder comprovam isso.

O Cyborg de Ray Fisher teria uma importância maior na trama. Muitas imagens compartilhadas por Snyder revelam maior tempo de tela no longa. Seu passado como grande promessa no futebol americano, passando pelo acidente que destruiu grande parte de seu corpo e matou sua mãe,  até batalhas individuais contra o Lobo da Estepe estavam na versão de Snyder. O herói chegaria a entrar na Caixa Materna, onde teria visões com sua família.

Com a morte de Superman em Batman vs Superman, os fãs esperavam que o herói voltaria à vida vestindo um traje preto. A referência, que prestaria homenagem à HQ O Retorno do Superman, não chegou à versão final de Liga da Justiça, mas pode ter sido filmada por Zack Snyder, como indica uma imagem compartilhada por ele com a legenda “meu Superman”.


As amazonas, que vivem na paradisíaca ilha de Themyscira, teriam mais espaço no filme. A atriz Connie Nielsen, que vive a Rainha Hipólita, revelou que sua participação incluiria movimentos impressionantes que não chegaram ao corte final. “Literalmente treinei por semanas para conseguir fazer os movimentos e aí eles não colocaram [no filme]”, comentou a atriz.

Com a missão de apresentar heróis como Aquaman, Cyborg e Flash, que apareceram muito pouco em Batman vs Superman, Liga da Justiça teria exposição maior deles, assim como de personagens ligados a eles. Do lado do Aquaman, Mera (Amber Heard) teria uma participação maior e o mentor Vulko (Willem Dafoe) seria introduzido. Já o Flash teria cenas com Iris West, interesse amoroso interpretado por Kiersey Clemons. Podemos encontrar algumas dessas cenas sem tratamento final na internet.

O Caçador de Marte, um dos heróis mais fodas da Liga da Justiça, famoso por  sua participação nos quadrinhos e no desenho animado da equipe, J’onn J’onzz foi uma ausência sentida pelo público quando começaram a aparecer as primeiras informações sobre o filme. Segundo Snyder, estava em seus planos filmar uma cena que revelaria que o General Swanwick, de O Homem de Aço e Batman vs Superman, seria secretamente o herói. O cineasta lamentou que não teve tempo de filmar essa cena com o ator Harry Lennix antes de se desligar do projeto, mas com boatos de que o filme terá algumas refilmagens, podemos especular.

Além do Caçador de Marte, o filme apresentaria Ryan Choi, diretor de nanotecnologia dos Laboratórios STAR, que seria o herói Átomo no futuro, assim como em BvS quase tivemos a aparição de John Corben, futuro Metallo. Foram gravadas cenas em que Ryan Zheng vivia o cientista, mas elas não chegaram ao corte final do filme.

Segundo relatos do diretor, a sequência do filme mostraria a equipe indo para Apokolips para destruir Darkseid e seu exército longe da Terra, algo bem parecido com o roteiro da animação Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips, lançada no mês passado, finalizando um ciclo de animações inspiradas nos Novos 52 . Nessa etapa, aconteceriam dois grandes eventos: não apenas o Flash voltaria no tempo para alertar sobre os perigos do futuro – algo e pôde ser visto em Batman vs Superman -, como o próprio Homem-Morcego retornaria ao passado. Além disso, o Batman seria morto por Darkseid, o que possivelmente tem ligação com alguma dessas incursões. Com a derrota da equipe, o vilão conseguiria vir à Terra para a grande batalha final no terceiro filme. Parte da conclusão da trilogia seria ambientada no futuro distópico que Bruce Wayne viu no pesadelo de Batman vs Superman, quando é atacado por Parademônios em um deserto.

A batalha final de Liga da Justiça se encerra quando o Lobo da Estepe, dublado pelo ator Ciarán Hinds (que no Snyder Cut teria um design mais ameaçador), passa a sentir medo da equipe, sendo atacado pelos seus próprios Parademônios – criaturas que se alimentam do medo. No Snyder Cut, o vilão teria outro fim, morrendo pelas mãos da Mulher-Maravilha (Gal Gadot). Em uma imagem que mostra a heroína em posição de ataque, Zack Snyder revelou que não sabe como ele foi derrotado pois não assistiu ao filme, mas que sua versão usaria “deuses para matar deuses”.

Na minha humilde opinião, acho que o Snyder Cut será lançado por uma conta simples: tudo que tem a direção, produção e conceitos criados por Zack Snyder deu mais dinheiro. O Homem de Aço custou 225 milhões e fez 668 milhões mundialmente. BvS custou 250 e fez 873 milhões e sua versão estendida ficou cinco semanas como a mais vendida em lojas virtuais, sendo um grande sucesso. Esquadrão Suicida, que teve sua produção, custou 175 e fez 746 milhões sem sair na China. Se esse filme foi um fracasso, Guardiões da Galáxias também foi, pois custou 170 milhões e fez 772 milhões, sendo que 86 milhões foram arrecadados na China. Depois tivemos Mulher-Maravilha, que conta com roteiro inicial, produção e uma cena dirigida por ele. Custando 149 milhões, fez 821 milhões. Podemos perceber até aqui  que os filmes quase tiveram um crescente tirando o Esquadrão, que não saiu na China. Depois veio Liga da Justiça, que não foi o filme dirigido por ele e fugiu do tom criado, se aproximando do que a concorrente Marvel faz no quesito estética e roteiro, custando 300 milhões e fazendo 657 milhões. Aquaman, onde todos os conceitos do personagem foram criados por ele e Jason Momoa, tem produção-executiva sua e custou 200 milhões, fazendo 1,148 bilhão. Depois tivemos Shazam!, que custou 100 milhões e fez 365 milhões e Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa, que custou 84 milhões e fez 201 milhões, ambos sem interferência de Zack Snyder, Além disso, Snyder coloca em seus filmes personagens usando vários produtos de grandes empresas, diminuindo o custo da produção.

Pow o cara ainda fez uma ponta em Mulher-Maravilha!!

A AT&T, dona da Warner, cortou alguns de seus CEOs e está repensando sua estratégia depois do fracasso de Liga da Justiça. Tudo indica que o Snyderverse pode voltar, depois que Coringa, com uma temática mais realista e adulta fez mais de 1 bilhão em bilheteria mundial, mesmo sendo lançado apenas em 2D. Na cabeça dos executivos, não só Snyder deu mais dinheiro, como rende mais exposição com notícias, sendo para o bem ou para o mal. O mundo não é nossa bolha com os mesmos críticos, portais e suas audiências que são uma extensão de suas opiniões. Me dê 2 milhões de seguidores que farei de minha opinião a verdade absoluta na minha bolha. Números são irrefutáveis e, nesse ramo, números maiores ditam as tendências, sendo no mercado ou dentro de uma empresa. O que achamos que descaracteriza um personagem se torna irrelevante perto de números positivos no final de um projeto.
Com a pandemia e o lançamento da HBO Max, a AT&T precisa de um conteúdo exclusivo para alavancar assinaturas e mídia espontânea para seu serviço de streaming. Ano que vem sai o Esquadrão Suicida de James Gunn e uma nova versão do diretor David Ayer do primeiro filme pode acontecer. Trinta milhões para terminar o SnyderCut é um ótimo investimento para ter um blockbuster de mais de 300 milhões exclusivo no seu catálogo.

Agora só nos resta esperar. Será um ano com muitas especulações e teorias, como tudo que a Warner lança da DC nos cinemas. Muitos já odeiam antes de assistir e outros já consideram o melhor filme de super-heróis de todos os tempos, mas a verdade só no ano que vem.
Eu apenas quero ver.

Quero dedicar este texto ao querido amigo Márcio Escoteiro, o maior colecionador do Batman no Brasil e um dos maiores do mundo. Ele nos deixou no dia 29 de maio e sei que queria muito assistir o SnyderCut.
Meus sentimentos a toda a família. Descanse em Paz, Meu Queridão.

Escrito por LUIS MAXIMUS no quarto de hóspedes da Mansão Wayne

Luis Maximus

Pai do Antonio, Desenhista de HQs, Storyboards e Professor.