ColunasGazeta de Gotham

Batman no Batverso

Depois do sucesso estrondoso que Homem-Aranha no Aranhaverso se tornou, muitos de nós ficamos imaginando continuações do longa animado e quais versões do cabeça de teia estariam presentes numa parte 2. Claro que, quando essa discussão chegou na Mansão Wayne, nós automaticamente transferimos essa questão para o Bátema, afinal somos todos grandes cuequinhas verde fãs do personagem.

Foi incumbida a mim a missão de imaginar diferentes versões do homem-morcego em uma trama minimamente coesa e que pudesse render algo tão divertido quanto a animação de Miles Morales. Então, sem a falsa pretensão de achar que posso produzir algo tão bom quanto o próprio Aranhaverso, decidi pensar numa equipe que fizesse o mínimo sentido de estar junta (ou não, afinal tem certas coisas que só fazem sentido na minha cabeça).

A equipe:


Batman do Futuro

Terry McGuinnis seria facilmente o líder de uma equipe recheada de versões do Bruce Wayne, afinal ele lidou com a versão mais velha, mais ranzinza e mais cabeça dura de todas. O ideal seria o personagem que aparece no desenho Liga da Justiça Sem Limites, que já é mais experiente e sabe que, ao menos geneticamente, é filho do próprio Batman. O fator paternal também ajudaria a amansar os outros Bruces, já que sabemos que o lado familiar é uma fraqueza do morcegão.

Batmirim

Toda equipe precisa de um personagem que pode ser um Deus Ex-Machina, essa seria basicamente a função do duende da Quinta Dimensão que parece um anão batmaníaco. Além disso, toda história com personagens de várias dimensões precisa de algo que beire a loucura pra fazer o conceito de multiverso mais divertido.

Batman do Bob Kane

Além de um Deus Ex-Machina, toda a equipe precisa de um alívio cômico, essa seria a função de um homem de vermelho com asas postiças. Além de não servir de ajuda para absolutamente nada, o rascunho de Kane serviria pra fazer piada com o cocriador do morcego que por tantos anos renegou o papel importante de Bill Finger no desenvolvimento do maior detetive da DC.

Batman do Reino do Amanhã

Existem alguns motivos para este Bruce Wayne mais velho estar aqui, além de Reino do Amanhã ser uma obra sensacional. Um Batman mais velho e com funções operacionais ajudaria bastante a equipe e poderia deixar um dos seus bat-robôs em campo, só aparecendo quando necessário, assim como na saga futurista de Mark Waid. Além disso, uma diferente versão de Bruce idoso criaria uma boa interação com Terry, ainda mais com o Dick Grayson da realidade do Reino do Amanhã tendo renegado o Batman.

Batman de Flashpoint – Thomas Wayne

Thomas Wayne é um Batman mais violento e que dificilmente funcionaria em uma equipe, mas quando 2 dos integrantes são versões do seu filho e o líder é seu neto, o personagem poderia se juntar à equipe até mesmo de maneira indireta, similar a personagens de anime que só surgem em momentos pontuais, como Ikki de Fênix ou o misterioso Corredor X. O motivo principal de colocar esse personagem é pelo modo como eu imaginei o desenrolar da trama, que vou já explicar.

 

O que reuniria essa equipe?

Como a última grande ruptura de realidade da DC foi Flashpoint, acho que seria justo usar a saga como base. Digamos que na tentativa de consertar a realidade, Barry Allen abrisse brevemente o multiverso em frente de Martha Wayne, a Coringa daquele mundo. A personagem se tornou a palhaça do crime pela loucura de ter perdido o filho e, ao testemunhar a possibilidade de ter Bruce de volta mesmo que em outra realidade, ela assassinaria Barry, causando um evento parecido com os socos na realidade do Superboy Primordial (DESCULPA POR TER LEMBRADO VOCÊS DISSO, GENTE). Caberia então aos heróis impedir que Martha causasse mais paradoxos nessa busca pelo filho.

O vilão

Apesar de parecer que a mamãe Wayne fosse a grande culpada durante boa parte da trama, acho que um plot twist viria bem a calhar, com Martha tentando achar seu filho, mas sempre parando em realidades com Bruce já morto. Essa série de assassinatos seriam cometidos por ninguém menos que Jean-Paul Valley, o Azrael, só que no momento em que ele assume o manto do morcego e está no ápice de sua loucura achando que somente ele poder ser o legítimo Batman. A equipe do Batverso então teria que impedir o dodói da cachola de destruir a realidade ao mesmo tempo em que tenta resgatar Martha e mostrar que ter seu filho de volta acabaria com toda a existência.

Depois desse FANFICÃO de qualidade duvidosa eu deixo a pergunta pra você, nobre leitor: qual seria sua equipe do Batverso?

Roberto Segundo

Nunca gostou de assistir zorro por medo que seus pais morressem. É um vigilante contra a anorexia e mantém o recorde de fatias no rodízio de pizza do Bairro. Jornalista, editor e nunca comeu a tia do Batman.