ColunasGuia de Leitura

Guia de Leitura – A Queda do Morcego

Queda do Morcego é uma das sagas mais emblemáticas do universo do Batman. Ninguém que se diz fã do personagem pode ficar omisso à leitura desse grande e importante evento da vida do morcego.

E, por incrível que pareça, nos idos dos anos 90, quando as publicações de quadrinhos no Brasil do gênero de super-heróis eram lançadas nos saudosos e famigerados formatinhos, a editora Abril Jovem, na época detentora dos direitos das publicações do quadrinhos da DC Comics por aqui, lançou quase que integralmente a saga.

Como é destacado por Dennis O’Neil, editor original das revistas do Batman nos anos 90, são 1.164 páginas de quadrinhos mostrando esse momento dramático.

Por se tratar de uma saga desse porte, pode ser que, em um primeiro momento, um leitor desavisado tenha uma pequena dificuldade de se encontrar dentro da publicação feita no Brasil.

Mas não se aflija, meu caro amigo batmaníaco, pois a partir de agora vamos trazer um guia de leitura para que possa encontrar todas revistas que publicaram a Queda do Morcego no Brasil, destacando também a sua publicação original.

Primeiramente é importante você saber que o prelúdio da Queda do Morcego, bem com o começa da saga, foi publicado pela editora Abril no Brasil na revista Liga da Justiça & Batman, que teve no total 26 edições.


Dessas 26, tanto o prelúdio quanto a Queda do Morcego preencheram 24 edições.

Além disso, prevendo que uma revista só do homem-morcego não seria capaz de manter a publicação da saga dentro de um tempo razoável, a editora Abril acabou lançando a 4ª série da revista Batman, que teve no total 19 edições, 17 delas com conteúdo da Queda.

Um detalhe interessante é que a primeira edição dessa 4ª série foi vendida de duas formas: Avulsa nas bancas ou em um kit que incluía também uma revista chamada Batman Magazine, uma revista com as histórias publicadas em Detective Comics 27 a 30 e, por fim, um bumerangue (ou seria batarangue?).

Além da publicação da editora Abril, em agosto de 2008 a editora Panini relançou a primeira parte da saga no encadernado chamado “Batman: A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado”, republicação essa que não fez muito sucesso, causando assim o cancelamento da republicação das demais histórias que continuavam a saga.

Prelúdio:

Feito esse pequeno panorama da publicação das revistas do Batman na época, é hora de entrarmos no guia de leitura propriamente dito.

Duas histórias que são importantes para a saga, mas que não saíram nas revistas do Batman, são A Vingança de Bane e A Espada de Azrael, ambas já publicadas no Brasil. A Espada de Azrael, inclusive, teve uma republicação em 1996.

   

Após isso, o prelúdio começa a partir da edição 484 da revista americana “Batman”. Abaixo fizemos uma tabela contendo as revistas e edições originais dos Estados Unidos, e onde elas foram publicadas no Brasil:

Prelúdio
Batman: Vengeance of Bane Special Super Powers #32
Batman Sword Of Azrael #1 e 2 Batman – A Espada de Azrael (1993 e 1996)
Batman #484- 485 Liga da Justiça & Batman #1
Batman #486 Liga da Justiça & Batman #2
Batman #488 Liga da Justiça & Batman #3
Detective Comics #657 – 658 Liga da Justiça & Batman #4
Batman #489 Liga da Justiça & Batman #5
Batman #490 Liga da Justiça & Batman #6

Além das origens de Bane e Azrael, dois personagens chaves para a Queda, no prelúdio temos o treinamento de Jean Paul Valley com Robin (Tim Drake), o começo do desgaste físico do Batman e a introdução de outra personagem importante, a Dra. Shondra Kinsolving.

A Queda do Morcego:
Herói Quebrado:

É a partir da edição #491 de Batman que a primeira parte da saga (intitulada Knightfall nos Estados Unidos e A Queda do Morcego no Brasil) realmente começa. Inclusive o nome da primeira parte iria nomear a saga como um todo, por mais que os arcos posteriores tivessem nomes bem diferentes do primeiro.

Essa primeira parte possui o subtítulo “Herói Quebrado”.

O começo já traz todo o tom dos conflitos e problemas que veríamos Bruce Wayne sofrer. Bane e seus capangas (Trogg, Zumbi e Pássaro) destroem parte do Asilo Arkham, objetivando libertar os malucos do sanatório. O intuito era destruir fisicamente Batman para que assim Bane pudesse derrotá-lo com facilidade (Batman #491).

Assim, durante toda essa primeira parte da saga, temos Batman enfrentando Hera Venenosa, Sr. Zsazs, Cornelius Stirck, Vagalume, Cavaleiro e muitos outros vilões, como se fosse um jogo da série Arkham, onde o homem-morcego tem que enfrentar dezenas de vilões em uma única noite.

Merece ainda destaque a parceria que CoringaEspantalho fazem, sendo esse um dos últimos e mais difíceis embates que o protagonista tem que enfrentar até, claro, ter que sofrer uma das maiores derrotas de sua carreira nas mãos do novato Bane (Batman #496).

No momento da sua derrota, vemos um Batman extremamente desgastado e sem qualquer chance de triunfo sobre seu algoz, nos conduzindo a uma das cenas mais emblemáticas dos quadrinhos de super-heróis, publicada em Batman #497 e desenhada pelo mestre Jim Aparo, que é quando Bane quebra as costas do Batman.

Mas não se perca meu amigo, pois este é só o começo. Abaixo segue nossa tabela com as edições originais e suas respectivas publicações no Brasil:

Knightfall / A Queda do Morcego
Broken Bat / Herói Quebrado
Batman #491 Liga da Justiça & Batman #6 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

1: Batman #492 Liga da Justiça & Batman #7 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

2: Detective Comics #659 Liga da Justiça & Batman #8 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

3: Batman #493 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

4: Detective Comics #660 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

5: Batman #494 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

6: Detective Comics #661 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1:

Herói Quebrado (Panini)

7: Batman #495 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman: A Queda do Morcego – Volume 1:

Herói Quebrado (Panini)

8: Detective Comics #662 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1:

Herói Quebrado (Panini)

9: Batman #496 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

10: Detective Comics #663 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

11: Batman #497 Batman (4ª Série) #1 (Abril) e Batman:

A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado (Panini)

 

Quem comanda a noite:

Destruído fisica e mentalmente, Batman é jogado de um prédio por Bane, numa demonstração ao povo de Gotham de quem era o novo dono da noite na cidade (Detective Comics #664).

Tim Drake, Jean Paul e Alfred seguem ao resgate do seu mentor, conduzindo uma ambulância e disfarçando-se de enfermeiros.

Nada resta a nossos heróis a não ser esperar pela recuperação de Batman e descobrir uma forma de encobrir sua identidade secreta. Enquanto esperam um esboço de reação de Bruce, vemos um flashback de mais um momento em que o desgastado Batman precisa enfrentar um vilão, o Duas-Caras (Showcase ’93 #7).

Após Bruce recobrar a consciência, Alfred sugere que seu patrão se consulte com a Dra. Shondra, para assim minimizar os danos a sua coluna e, quem sabe, objetivar uma recuperação.

Contudo, Gotham estava beirando ao caos dominada por Bane. A cidade não podia ficar sem seu herói principal.

Então, eis que Bruce acaba cometendo um dos maiores erros de sua vida, pois escolhe o novato Jean Paul Valley para sucedê-lo e continuar o legado do manto do morcego (Batman #498).

A única regra imposta ao novo Batman era a de não ir atrás de Bane.

Possivelmente Bruce estava sofrendo as consequências das drogas que estavam lhe ajudando no momento de recuperação, o que explica (mas não justifica) a escolha de uma pessoa que ele nunca havia treinado, que conhecia há pouco tempo e que tinha problemas com uma seita maluca que havia implantado uma espécie de controle mental chamado de Sistema, para assumir o manto do Batman.

Enfim, a verdade é que o Batman erra… e erra muito.

Enquanto Jean Paul assumia o manto do morcego, Bruce começa a sua recuperação junto à Dra. Shondra.

Ocorre que ela e o pai de Tim são raptados por uma pessoa misteriosa, fazendo com que o debilitado Bruce e o mordomo Alfred saiam de Gotham para ir ao resgate do dois sequestrados.

Assim, o “Batazrael” e Robin ficam sozinhos em Gotham, buscando diminuir os danos causando por Bane e os criminosos na cidade.

Não tarda para que Jean Paul comece a agir contrário às regras padrão do antigo Batman, causando espanto ao Robin atual.

O sistema começa a agir na mente do nosso novo protagonista, que o faz considerar obsoleto o antigo uniforme do homem-morcego, fazendo modificações no traje até chegar em uma versão digna dos super-heróis dos anos 90.

Com a escalada da violência nas atitudes do novo Batman, faltava ele chegar no novo dono da noite, o Bane.

Assim, na edição #500 da revista Batman, contrariando a única regra que lhe foi imposta, Batazrael resolve pôr fim ao reinado de Bane e mostrar à cidade quem realmente comanda a noite.

Who Rules The Night
12: Detective Comics #664 Liga da Justiça & Batman #9
13: Showcase ’93 #7 Batman (4ª Série) #2
14: Showcase ’93 #8 Batman (4ª Série) #2
15: Batman #498 Batman (4ª Série) #2
Batman: Shadow of the Bat #16-18 Batman (4ª Série) #3
16: Detective Comics #665 Liga da Justiça & Batman #10
17: Batman #499 Liga da Justiça & Batman #11
18: Detective Comics #666 Batman (4ª Série) #4
19: Batman #500 Batman (4ª Série) #4
A Busca:
A Cruzada:

Após a efetiva queda do morcego, bem como a derrota do Bane, chega o momento de vermos o Batazrael combatendo o crime na cidade de Gotham, enfrentando as várias adversidades que víamos mês a mês Bruce Wayne enfrentar.

Contudo, com Bruce Wayne fora da cidade em busca do pai de Tim e da Dra. Shondra, o nosso novo protagonista começa a perder o controle das suas decisões e resolve atuar de uma maneira bem diferente do Batman original.

Jean Paul Valley começa a ter alucinações com São Dumas, o santo da Ordem de São Dumas que originou a seita, o sistema e persona do Azrael, e com o seu pai, que havia morrido na mini-série A Espada de Azrael. As duas alucinações atuam na cabeça de Jean Paul como uma espécie de balança moral, sendo o São Dumas a alucinação que tenta fazer com que o novo Batman se controle e atue dentro da lei e o seu pai a alucinação que incita o nosso (anti) herói a buscar a vingança e aniquilação total da escória de criminosos de Gotham.

As adversidades tangentes à sua sanidade acabam afetando as pessoas que convivem com ele, especialmente ao Robin, que é devidamente expulso da batcaverna, interrompendo momentaneamente a famosa parceria dos quadrinhos (Detective Comics #668).

Inclusive é durante os eventos de A Queda do Morcego que o menino prodígio ganha sua primeira revista solo nos Estados Unidos, que o teve o primeiro número publicado no Brasil em Liga da Justiça & Batman #15. Escrita por Chuck Dixon e desenhada por Tom Grummett, nem todos as edições da revista original faziam faziam parte da saga, tendo o Robin suas aventuras solos enquanto era rejeitado pelo homem-morcego.

Outra personagem que iniciou uma revista solo na terras americanas foi a Mulher-Gato, que teve o seu início publicado aqui no Brasil a partir de Liga da Justiça & Batman #12. Essa fase da personagem foi muito marcante pelos desenhos sensualizados de Jim Balent, bem com o clássico uniforme roxo.

Durante a Queda do Morcego, a Mulher-Gato acabou tendo sua revista interligada com a revista americana Batman, onde tivemos o Batzarael conhecendo a personagem e criando dúvidas em sua cabeça sobre a atuação dela (Batman #504 e Catwoman #7).

    

Ainda, merece destaque a história do nosso novo protagonista tendo que lidar com o Coringa. O vilão quer produzir um “filme” intitulado A Morte de Batman, criando situações onde o Batzarael terá arriscar sua vida. Contudo, o famoso antagonista irá perceber que não é só a roupa do homem-morcego que havia mudado (Detective Comics #671 a 673).

Finalizando A Cruzada, Batman chega ao seu momento mais dramático, quando precisa capturar o Matadouro e descobrir onde o assassino prendeu uma de suas vítimas. No momento em que era perseguido, o vilão acaba entrando em uma metalúrgica e escorrega, ficando preso em algumas correntes acima de um tonel de ferro na fundição.

Neste momento Batman começa a ter alucinações com São Dumas e seu pai, fazendo com que fique sem ação e deixe o Matadouro cair no tonel, ocorrendo assim a morte do vilão pela omissão de nosso super-herói (Batman #508).

The Crusade
Detective Comics #667-668 Batman (4ª Série) #7
Batman: Shadow of the Bat #19-20 Batman (4ª Série) #6
Batman #501-502 Batman (4ª Série) #5
Detective Comics #669-670 Batman (4ª Série) #8
Catwoman #6 Liga da Justiça & Batman #16
Batman #503-504 Batman (4ª Série) #9
Catwoman #7 Batman (4ª Série) #9
Detective Comics #671-673 Super Powers #36
Batman: Shadow of the Bat #24 Batman (4ª Série) #8
Batman #505 Liga da Justiça & Batman #7
Batman: Shadow of the Bat #25 Liga da Justiça & Batman #17
Batman #506-507 Batman (4ª Série) #10
Batman: Shadow of the Bat #26-27 Batman (4ª Série) #11
Detective Comics #674 Batman (4ª Série) #12
Batman #508 Batman (4ª Série) #12
Batman: Shadow of the Bat #28 Batman (4ª Série) #13
Detective Comics #675 Batman (4ª Série) #13

 

A Busca:

Enquanto Jean Paul Valley se transformava em maluco assassino, dando trabalho para os bandidos de Gotham e para o próprio Robin, Bruce Wayne e Alfred iam em busca do pai de Tim e da Dra. Shondra.

Bruce se mostrava deveras apaixonado pela Shondra, fato este estranho visto que ele mal havia conhecido a moça. Não faltavam frases de efeito como “irei salvar o amor da minha vida” durante as histórias. Talvez Bruce seja uma pessoa um tanto quanto carente e até hoje não havíamos percebido.

As pistas do raptores levaram Bruce e Alfred à ilha de Santa Prisca. Nosso protagonista acaba convocando a Força-Tarefa Liga da Justiça, que era composta por Tigre de Bronze, Cigana e Arqueiro Verde, a fim de ajudá-lo no resgate (Justice League Task Force #5-6).

Após fracassar na sua primeira tentativa de resgate, Bruce e Alfred se dirigem até a Inglaterra para aprofundar suas pesquisas sobre os sequestradores (Batman: Shadow of the Bat #21-23).

Bruce, aqui incorporando à faceta de Batman, solicita a ajuda do personagem Capuz, para obter informações da MI-6 e descobrir a identidade da pessoa que está por trás de todo o crime.

 

Alfred percebe que essa missão vem forçando as condições físicas de seu patrão, colocando em risco sua recuperação física.

Após receber a informação do Capuz, Bruce descobre que o bandido que armou todo o sequestro se chama Benedict Asplin, o irmão adotivo de Shondra. O vilão e sua irmã tinham uma espécie de poder que, quando usado juntos, podia causar assassinatos em massa. O objetivo de Benedict era vender esse “serviço de matança”.

Disfarçado como um ricaço chamado Sir Hemingford Grey, Bruce consegue salvar a pai de Tim, sem no entanto conseguir resgatar sua amada.

Obcecado em salvar Shondra o quanto antes, Bruce arma um plano para ser sequestrado por Benedict, atitude esta que seu mordomo é terminantemente contra, visto que toda essa busca estava colocando a condição física de seu patrão em xeque.

Não concordando com tais atitudes, o fiel mordomo resolve acabar com suas relação de serventia com o seu patrão, deixando Bruce sozinho (Batman: Legends of the Dark Knight #60).

Por fim, após conseguir ter sucesso em seu plano, nosso protagonista é levado novamente para a ilha de Santa Prisca. Lá ele conseguirá ter o seu duelo final com Benedict Asplin, finalmente salvar Shondra e se recuperar fisicamente. Contudo as coisas não irão acabar do jeito que imaginava.

The Search
Justice League Task Force #5-6 Liga da Justiça & Batman #14
Batman: Shadow of the Bat #21-23 Liga da Justiça & Batman #18
Batman: Legends of the Dark Knight #59-61 Liga da Justiça & Batman #19
Robin #7 Liga da Justiça & Batman #21

 

A Volta de Bruce Wayne:

E assim chegamos à última etapa desta grande saga, subintitulada de “Knight’s End” nos Estados Unidos e, no Brasil, de “A Volta de Bruce Wayne”. Convenhamos que o tradutor não quis perder muito tempo em encontrar uma tradução que assemelha-se com o original e tascou um nome genérico qualquer.

Pois bem, após Bruce se recuperar da lesão nas costas e se despedir de Shondra, que havia regredido seu estado mental ao de uma criança, o mesmo volta para Gotham com o objetivo de ver como seu substituto conseguiu lidar com as adversidades da cidade.

Tim Drake é o portador das más notícias e traz toda a verdade sobre as ações de Jean Paul, bem como a morte do Matadouro (Robin #7).

Após reabrirem os caminhos da mansão Wayne até a batcaverna, Bruce e Tim acabam tendo o encontro com o Batazrael. O antigo Batman questiona as atitudes de Jean Paul, bem como sua sanidade mental diante dos atos praticados em Gotham.

Nesse momento Bruce Wayne percebe que é necessário retirar Jean Paul Valley do manto do Batman. Contudo, o mesmo não estava preparado para enfrentar o Batazrael de igual para igual. Era necessário um novo treinamento para que seu corpo e mente voltasse ao status do verdadeiro Batman.

Assim, buscando um treinamento “express”, Bruce recorre a Lady Shiva para, assim, atingir o seu objetivo (Batman # 509).

Sua nova mentora acaba lhe engabelando e colocando em uma situação contrária aos códigos morais do Homem-Morcego, visto que uma série de mestres ninjas começam a persegui-lo e a única forma de pará-los, bem como concluir o treinamento, é tirando a vida deles.

Enquanto Bruce sofria na mãos de Shiva, Robin e Asa Noturna investigam as ações de Jean Paul Valley. O Batazrael, ensandecido pelas visões de São Dumas e seu falecido pai, estava em busca do assassino que tirou a vida de seu genitor.

Depois de enfrentar uma legião de assassinos, Wayne consegue enganar Shiva, e até mesmo seus pupilos, fingindo matar um dos mestres ninjas, tendo assim o aval da vilã em seu treinamento. Posteriormente descobrimos que Bruce induziu a morte do ninja, mas que o mesmo estava vivo, continuando assim o Batman íntegro aos seus princípios norteadores (Robin # 8).

Dessa forma, era chegada a hora de Batman enfrentar o Batazrael e acabar de uma vez por todas com a loucura que havia dominado Gotham.

KnightsEnd
1: Batman #509 Batman (4ª Série) #14
2: Batman: Shadow of the Bat #29 Liga da Justiça & Batman #22
3: Detective Comics #676 Batman (4ª Série) #15
4: Batman: Legends of the Dark Knight #62 Batman (4ª Série) #15
5: Robin #8 Liga da Justiça & Batman #23
6: Catwoman #12 Batman (4ª Série) #16
7: Batman #510 Batman (4ª Série) #16
8: Batman: Shadow of the Bat #30 Batman (4ª Série) #16
9: Detective Comics #677 Liga da Justiça & Batman #24
10: Batman: Legends of the Dark Knight #63 Liga da Justiça & Batman #24
Aftermath: Robin #9 Liga da Justiça & Batman #17
Aftermath: Catwoman #13 Batman (4ª Série) #17
Showcase ’94 #10 Não foi lançado no Brasil
Batman Annual #17 Não foi lançado no Brasil
Detective Comics Annual #6 Não foi lançado no Brasil
Showcase ’93 #10 Batman O Desenho da TV #19

 

Participações Especiais:

Como curiosidade, separei o quadro abaixo destacando as breves participações de Jean Paul Valley, Bruce Wayne debilitado e Bane em revistas de outros personagens que não faziam parte da Queda do Morcego.

Por exemplo, em Robin #1 temos o começo da revista mostrando Jean Paul expulsando Tim Drake da batcaverna, contudo o restante da revista mostra o Robin tendo de enfrentar outras adversidades não relacionadas a saga.

Algumas dessas aparições não foram publicadas no Brasil, como a revista Chain Gang War.

Deixo como destaque a mini-série Batman: Turning Points, que, em sua quarta edição, escrita por Chuck Dixon, explora um pouco o relacionamento de Jean Paul com o comissário Gordon. A mini-série como um todo vale muito a pena, contando com roteiros de Greg Rucka e Ed Brubaker.

Aparições de Jean Paul Valey em outras revistas
Superman vol. 2 #83 Crepúsculo Esmeralda (editora Abril)
Chain Gang War #6-7, #10-12 Não foi lançado no Brasil
Batman: Legends of the Dark Knight Annual #3 Não foi lançado no Brasil
Catwoman #5 Liga da Justiça & Batman #16
Showcase ’94 #5-7 Liga da Justiça & Batman #20 e #23 Batman O Desenho da TV #17
Robin #1 Liga da Justiça & Batman #15
Outsiders #7-9 Superboy #17, #18 e #19
Bloodlines: Bloodbath #1-2 Não foi lançado no Brasil
Batman/Punisher: Lake of Fire Batman & Justiceiro – Lago de Fogo
Batman: Turning Points #4 Batman Premium #23 e Batman Extra #8
Aparições de Bruce Wayne Incapacitado em outras revistas
Justice League Task Force #4 Não foi lançado no Brasil
Catwoman #4 Batman (4ª Série) #6
Batman #506 Batman (4ª Série) #10
Aparições de Bane e seus capangas em outras revistas
Catwoman #1 – 4 Liga da Justiça & Batman #12, Batman (4ª Série) #5,

Liga da Justiça & Batman #13 e Batman (4ª Série) #6

 

Conclusão:

Finalizando este guia de leitura, é importante ressaltar novamente que a publicação de A Queda do Morcego foi feita quase que na íntegra pela editora Abril, deixando somente de publicar os anuais das revistas do Batman, bem como algumas breves aparições dos personagens centrais em outras revistas fora do universo do morcego.

Confesso que não sou um dos grandes defensores da saga, mas não posso negar que ela tem uma importância tremenda para o Batman, sendo assim necessário que você, meu nobre batmaníaco, vá atrás e faça a leitura.

Algumas pessoas ainda tem a esperança de que a editora Panini relance a saga por completo, chegando até Knight’s End, mas caso você não queira ficar dependente de promessas que talvez nunca se realizem, aconselho a buscar os formatinhos da editora Abril, que são facilmente encontrados em sebos. Com o guia acima não será difícil você se localizar e encontrar a publicação brasileira.

Ainda temos a possibilidade de adquirir as versões importadas vendidas nos sites como Amazon e Saraiva. A DC Comics vem lançando a versão omnibus, que é composta por 3 edições parrudas, mas já deixo logo avisado que esses materiais gringos não publicam o prelúdio da Queda, pois as versões encadernadas começam sua publicação a partir de Batman #491.

Então agora que você já sabe onde encontrar A Queda do Morcego (quase) completa aqui no Brasil, chegou a hora de ir atrás e presenciar um dos momento mais importantes na vida do Batman.

Boa leitura!

(Nota do Editor: Quer mais sobre a saga? Ouve nosso podcast duplo dedicado à Queda do Morcego clicando aqui!)

Fábio da Luz

Advogado sem distúrbios de dupla personalidade e ávido colecionador das histórias do homem-morcego. Gosta de pesquisar os mínimos detalhes das publicações de Batman no Brasil, sempre admirando todas as versões do personagem que já existiram, especialmente aquela das luvinhas roxas.