ColunasTerra de Spoiler

Terra de Spoiler – Os Extremistas

Este é um local onde você não terá segurança. Nada mais é abrigo. Se você quer saber o que está acontecendo, entenda: Esta é uma TERRA DE SPOILER.

Oi!

Terra de Spoiler está aqui, agora cobrindo arcos e permitindo uma perspectiva maior. Intercalando com o Ilha de Spoiler, você tem spoilers novos toda semana. O Ilha de Spoiler sairá quinzenalmente no canal isso e no site da Kombo. O último Ilha, falando de Batgirl Annual 1, você confere clicando aqui.

Vamos neste Terra de Spoiler falar de OS EXTREMISTAS. Este é o arco publicado nas edições 1 a 4 de Justice League of America, com roteiros de Steve Orlando e arte de Ivan Reis, Felipe Watanabe e Diogenes Neves.
Mas, pra começar, vamos à Liga da Justiça 52, da Abril. Ou, se preferir no original, Justice League Quartely 3. O original é de 1990 e saiu aqui em 1993. Nesta história, Kilowog ajuda Mitch Maluco a voltar pro universo dele. Porém, o equipamento os deixa pequeninos. Uma equipe da Liga Internacional os segue e também fica pequena, daí o título da capa.
O que importa é que o universo de Mitch Maluco, Angor, é um pastiche, uma paródia batuta do Universo Marvel. Temos um Ratorine (um Wolverine cujas pontas da máscara são orelhas de rato – acertaram a previsão em cheio!), heróis cheios de problemas e que precisam de terapia… e um acidente nuclear cria os Extremistas: Lorde Fatal, um homem cuja pele é uma espécie de armadura; Dr. Diabólico, um magneto vivo; Gorgon, com tentáculos saindo da cabeça; Coiote, um caçador demente; e Pesadelo, cuja cabeça virou uma estrela de uma dimensão alienígena. Qualquer semelhante com Dr. Destino, Magneto, Dr. Octopus, Dentes-de-Sabre e Dormammu é MERÍSSIMA paródia mesmo.
Anos depois, os Extremistas foram usados algumas vezes, até mesmo por Maxwell Lord.
Recentemente, o Batman montou uma nova Liga da Justiça da América, com Víxen, Ray, Lobo, Canário Negro, Átomo (Ryan Choi) e Nevasca. Os Extremistas então surgem em Saratoga, um dos países fictícios do Oriente Médio/Leste Europeu, dizendo que perderam seu planeta, mas querem salvar a Terra. Como? Dominando um grupo de países daquela região, exatamente como o Dr. Destino fez com a Latvéria na Marvel.
Lorde Fatal chega a declarar que precisa sacrificar alguém e Batman se prontifica… Puro gancho falso, já adianto, porque ninguém morre. Quer dizer, ninguém dos heróis, já que o Dr. Diabólico decide ser o líder e Lorde Fatal prova o nome e o mata. Ah, e a equipe dessa vez tem o Morcego da Morte, um ser que alega ser do inferno. E é feio pra dedéu. E Brute, um ser forte e amarelo. Isso é tudo que você precisa saber sobre ele.
Sou velho, uso termos como “dedéu”.
Percebendo que a situação era politicamente instável, a Liga procura a resistência, e decide ajudá-los a tomar os países de volta. Pokolistão, Zândia, Káznia e Slovêkia, todos vizinhos da Kravia, país que Lorde Fatal já tomou. Pra virar a situação, a Liga se divide: Canário vai enfrentar Gorgon, Víxen vai encarar Brute, Átomo e Nevasca lutam com o Morcego da Morte, Ray enfrenta Pesadelo e Lobo vai bater no Coiote. Bom, Víxen e Canário resolvem suas lutas rapidamente, Lobo mostra o motivo dele ser o Maioral e Nevasca congela o ar ao redor, deixando o Morcego da Morte fraco. O mais legal, ressalto, é o Ray. Ele CONVENCE o Pesadelo que o sistema do Lorde Fatal está errado, e Pesadelo percebe que pode ser livre… e vai embora.
Ele vai embora.
Gostei.
Batman (e depois a Liga toda) encara o Lorde Fatal, que carregava um escudo vermelho brilhante. Víxen derrota o Lorde Fatal o envenenando, usando o token de um sapo, e Lorde é preso, e a Resistência agora cuidará da Kravia e quaisquer países que precisarem. Viva a revolução!
De onde o Batman tirou o escudo? Calma! Dessa vez, foi do vilão.
Ah, o escudo é de Angor. Ele pertencia ao Crusador, o Capitão América de lá, que teve a cabeça esmagada pelo Lorde Fatal. Basicamente, todos os heróis de Angor foram mortos pelos Extremistas… tanto que agora a Liga possui o escudo do Crusador e o machado do Trovejante (o Thor de lá). Mas sobrou um: Gaio, o equivalente que se diminui (Átomo, Vespa…), que diminui tanto que nem sabe onde foi parar.
Bom, fato é que Steve Orlando fez uma boa pesquisa e, aparentemente, sabe onde está se metendo. Resolveu toda a história de Angor, trouxe vilões antigos de volta e deixou espaço pra explorar os integrantes. A única coisa que não gostei é que todo o anúncio foi baseado no Ivan Reis nos desenhos e ele só desenhou duas edições do primeiro arco. Mas esse é um problema menor, bem menor.
Leia sem medo de ser feliz.

Vinícius Schiavini

Mantém uma fachada de um empresário de sucesso com muita fortuna, enquanto sai a noite batendo em bandidos, saltando de seu avião temático, lançando bumerangues, usando toda a tecnologia disponível em sua caverna. Ele secretamente é o Cavaleiro da Lua… ih!