O mistério do Batman de três braços

Um mistério tomou a internet brasileira no último final de semana: Teria o Batman três mãos?

Tudo começou quando o arquiteto e desenhista Antônio Carlos Coltro postou uma foto da capa abaixo no Facebook:

Capa variante de Batman #14, que no Brasil deve ser publicada em Batman #7, da Panini Comics.

Contem comigo:
Uma mão na cintura, outra segurando a mão esquerda da Mulher-Gato e outra em seu rosto. Três mãos. Eita.

Mas será possível que o lendário artista Tim Sale, aclamado por 11 a cada 10 fãs do homem-morcego tenha cometido uma gafe dessas?

Todo tipo de teorias surgiram pelas redes sociais. Nossa amiga jornalista Gabriela Franco (que participou deste podcast com a gente) afirmou: “Numa hora dessas é assim mesmo, várias mãos aparecem…”. É bem verdade. Outros, como o Rafael Cordeiro, afirmaram se tratar de um Skrull que cruzou a fronteira entre os universos Marvel e DC. Nosso leitor Samuka Moraes fez questão de lembrar que não estamos falando de um ser humano qualquer, mas sim do Batman, ao afirmar: “Isso sim que é estar preparado”. Outro leitor, Paulo Joubert Alves, tentou livrar a cara do artista em nossa fanpage: “A imagem parecida com uma mão no queixo da Mulher-Gato na verdade é a projeção da sombra de algum elemento do cenário.”.

Olha, Paulo… para mim aquilo é claramente uma mão pegando no rosto dela. Mas acredito ter encontrado uma explicação plausível.

A Mulher-Gato jamais sai de casa sem seu chicote, e é bem comum a vermos com o utensílio enrolado na cintura. Não é necessário ir muito longe para encontrar um exemplo disso, já que, quatro edições antes, Tim Sale havia desenhado a Mulher-Gato de corpo inteiro na capa variante:

Capa variante de Batman #10, que no Brasil deve ser publicada em Batman #5, da Panini Comics.

Olha aí o chicote na cintura! Acho que depois dessa fica claro, né? É o chicote.

Não, isso não justifica, pois parece MUITO uma terceira mão. Como Sidney Gusman comentou ao falar da polêmica, o editor da revista deveria ter percebido isso e tomado as atitudes necessárias. O erro pode ser da arte-final, feita pelo próprio Tim Sale, que deixou o chicote parecendo um punho, quando poderia ter dado um acabamento similar à capa do da edição 10, com um efeito entrelaçado. Outro que podia ter encontrado alguma solução era o colorista, que não era Tim Sale, mas sim Brennan Wagner. (Curiosidade: Tim Sale é daltônico. Agora você sabe porque as capas que ele mesmo colore às vezes ficam com cores esquizofrênicas).

De qualquer forma, essa vai para a conta dos editores Mark Doyle e Rebecca Taylor, que tem nosso perdão por estarem entregando uma EXCELENTE fase do homem-morcego durante o DC Rebirth!

Ou estou errado e é tudo uma grande referência a Watchmen, conforme este meme do Edson Ferreira?

Concorda? Tem alguma outra teoria? Acha que o Tim Sale desenhou três mãos mesmo? Será uma alteração feita no Batman após a última reformulação do Universo DC? Deixe seu comentário!

Carlos Vázquez

Mordomo voluntário na Mansão Wayne quando o Alfred se ausenta, faz questão que todas as pessoas que o cercam saibam o nome de pelo menos 3 Robins e decidiu criar este site para transformar todo esse conhecimento “inútil” em algo que possa compartilhar com outras pessoas que tenham interesse.

  • Luiz Felipe Oliveira Champloni

    O traço da “mão na cintura” tá mais serrilhado que o traço de todas as outras mãos do desenho, então acho que era pra ser o chicote mesmo e o colorista comeu mosca na hora de escolher o que realçar iauhaiuahaiuhaiuahaiu

  • FranCisco DouRado

    a referência a Alan Moore foi a melhor, rsrsrsr

  • O problema dessa parte analisada são duas, pela minha visão como desenhista, e que somos muito cobrados em vários testes com agentes: Primeiro, braço do Batman está tangenciando o corpo da Mulher-Gato, fazendo parecer parte do corpo dela, sendo mais agravado pela cor. E pra piorar, o segundo ponto, o chicote tem detalhes que lembram dobras de dedos da mão, como dobras de luva. Como o Tim poderia ter evitado isso? Ele não ter colocado a iluminação com o mesmo tom da roupa da Mulher-Gato e colocado as marcações de sombra do chicotes mais na horizontal, talvez poderia usar um leve ondulação. Como o traço dele é muito livre, se permite essa interpretação.

    • Pensei em falar da parte roxa do braço do Batman também, que geral deve estar achando que é parte das costas e das costelas da Selina.

  • paulo campos

    Acham isso estranho, devíamos era agradecer por serem três mãos, do jeito que ela ta sexualizada poderia ser mais de um “membro” no Batemão (Como se fala na turma da mônica).