Batman da Terra-2 • Parte 3: A filha do Batman

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

Bem-vindos à Mansão Wayne, uma das principais fontes de informação sobre a mitologia do Batman no Brasil e no mundo! Aqui, em nosso humilde sitio eletrônico, iniciamos uma série de artigos onde exploramos a origem e o desenvolvimento do Batman da Terra-2, uma versão madura do Homem-Morcego oriunda da Terra-2, um conceito criado pela DC Comics nos anos sessenta com o objetivo de dar guarida e visibilidade para os seus velhos heróis criados nos anos trinta e quarenta. Na primeira parte (clique aqui para acessá-la) discorremos sobre as origens da Terra-2 e sobre a retomada da Sociedade da Justiça da América, um supergrupo criado na Era de Ouro dos Quadrinhos Americanos; na segunda parte (que pode ser lida aqui) explicamos como a mitologia do Cruzado Encapuzado foi inserida na Terra-2 e o papel que cabia a Bruce Wayne nesta versão extradimensional do nosso planeta. Mas… ainda há muito a ser dito sobre este tema! Então, por favor, continuem nos acompanhando e saibam mais sobre o destino final deste fascinante personagem!

DC Super-Stars #17: a origem da Caçadora. Arte de Joe Staton.
O Cruzado Encapuzado encontra sua herdeira

No gibi All-Star Comics #69, o enlutado Comissário de Polícia Bruce Wayne (que havia perdido recentemente a sua esposa, Selina Kyle) caiu sob a influência do Pirata Psíquico, um vilão dotado da capacidade de dominar as emoções de outras pessoas. Isso fez com que Wayne empreendesse uma caçada contra a Sociedade da Justiça, que só foi terminada quando o Senhor Destino, um feiticeiro que era membro histórico da Sociedade da Justiça, fez Wayne recobrar a sua sanidade.

Foi bonito ver o aposentado Batman da Terra-2 voltar “às boas” com seus antigos amigos. Todavia, o fato mais importante ocorrido em All-Star Comics #69 foi a primeira aparição de uma nova super-heroína, chamada… Caçadora!

A Caçadora foi introduzida nas aventuras da Sociedade da Justiça por um motivo um tanto quanto prosaico: segundo depoimentos concedidos pelo o escritor Paul Levitz e pelo desenhista Joe Staton ao livro All-Star Companion Volume 3 (inédito no Brasil), um belo dia o arte-finalista Bob Layton simplesmente falou que seria interessante ter uma nova personagem feminina nas fileiras da veterana superequipe. Ainda segundo Staton, coube ao colorista Anthony Tollin a sugestão de que a Caçadora fosse filha da Mulher-Gato da Terra-2, o que naturalmente fez com que Bruce Wayne,marido de Selina Kyle, se tornasse o pai da nova heroína. Com essas premissas em mente, Levitz desenvolveu a personagem, que teve seu visual – que agregava elementos dos trajes tanto do Batman quanto da Mulher-Gato – elaborado pelo editor e desenhista Joe Orlando a partir de alguns esboços feitos por Staton, que tomou como referência inicial a Black Cat, uma antiga heroína da Harvey Comics.

Definidos todos os detalhes sobre a nova heroína, Levitz, Staton e Layton apresentaram no segundo semestre de 1977 a sua origem na revista DC Super-Stars #17, lançada de forma praticamente simultânea com All-Star Comics #69. E, ao lerem esse gibi, os fãs descobriram que em 1955 um apaixonado Bruce Wayne se casou com uma regenerada Selina Kyle e que, dois anos depois do casório, eles tiveram uma filha, batizada com o nome de Helena.

Após o nascimento da sua filha, Wayne diminuiu as suas atividades como aventureiro mascarado e passou a ser dedicar quase que integralmente à família e aos seus projetos sociais. O então adulto Robin passou a conciliar as suas atividades de advogado e embaixador com a obrigação de ser o principal protetor de Gotham City. Tudo parecia perfeito e maravilhoso para a Família Wayne, mas…

O tempo passou, Helena se tornou uma bela mulher e se formou em Direito, porém, um belo dia, o passado bateu na porta da casa da sua mãe… Um antigo parceiro dos tempos criminosos resolveu chantagear Selina Wayne, ameaçando mostrar para o seu marido e para a polícia provas cabais de que, durante o seu período como Mulher-Gato, ela matou um policial. Para evitar tal chantagem, Selina vestiu novamente a sua roupa de Mulher-Gato e decidiu ajudar o seu “amigo” em um golpe que envolvia o roubo de joias preciosas. O roubo transcorria sem maiores incidentes, porém Selina não contava com a repentina aparição do Batman, que atendeu ao chamado da polícia no lugar de Robin. Na confusão que se seguiu a Mulher-Gato foi mortalmente ferida e faleceu.

A morte da Mulher-Gato da Terra-2, em DC Super-Stars #17. Arte de Joe Staton.

A morte da esposa arrasou Wayne, que aposentou definitivamente o seu uniforme de Batman. Por outro lado, a sua filha desejou ardentemente vingar a morte da mãe.  Então, ela fez uso do treinamento que recebeu do seu pai e, sem o conhecimento dele, empreendeu uma caçada humana que, por fim, redundou no aprisionamento do responsável pelo falecimento da Mulher-Gato. E assim o manto do Cruzado Encapuzado encontrou a sua herdeira…  Ah, e antes que nos esqueçamos: esta aventura foi publicada no Brasil pela extinta Editora Ebal em julho de 1979, na revista As Origens Secretas dos Supervilões – Edição Extra de Maior.

O corpo editorial da DC Comics apostava alto na nova heroína e tratou de dar o maior destaque possível para ela em suas primeiras aparições. Nas edições #70 e #71 de All-Star Comics a Caçadora libertou o Pantera e Sideral (dois membros da Sociedade da Justiça) das garras de um grupo terrorista que havia sequestrado ambos, garantido assim a sua entrada na Sociedade da Justiça. Como “destaque-pouco-é-bobagem”, no inicio de 1978 a edição #17 da revista Batman Family (dedicada aos personagens coadjuvantes da Mitologia do Cavaleiro das Trevas) trouxe o primeiro encontro de Helena Wayne com o Batman, Robin, Batgirl, Mulher-Gato e Batwoman (para saber mais sobre ela, clique aqui) da Terra-1. E, entre as edições #18 e #20 de Batman Family, Levitz, Staton e Layton providenciaram as primeiras aventuras-solo da filha do Cruzado Encapuzado da Terra-2.

A Caçadora continuou a dar o ar da sua graça nas histórias da Sociedade da Justiça e, em All-Star Comics #73, Helena Wayne encarou o seu maior desafio até então, já que ela enfrentou ninguém mais ninguém menos que a… Caçadora! Não entenderam nada? Então, daremos as explicações devidas: em uma aventura do super-herói Pantera originalmente publicada em 1947 (mais especificamente, no gibi Sensation Comics #68) o artista Mort Meskin introduziu uma simpática criminosa que, além de vestir uma roupa inspirada em animais felinos, atendia pelo nome de Caçadora. Pelo visto, Levitz e Staton não sabiam da existência desta vilã quando batizaram a sua heroína e, ao tomarem conhecimento deste fato, armaram o confronto entre elas em All-Star Comics #73. Confronto que, naturalmente, terminou com a vitória da filha do Batman. Posteriormente, em meados dos anos oitenta, na série Young All-Stars, o escritor Roy Thomas mudou o nome da primeira Caçadora para Tigress (Tigresa), e lhe conferiu um background heroico. Porém, outros desafios de maior magnitude aguardavam Helena Wayne…

A Caçadora enfrenta a vilã homônima em All-Star Comics #73. Arte de Joe Staton.
Somente as Lendas vivem para sempre

No começo de 1979, as histórias da Sociedade da Justiça foram transferidas para a revista bimestral Adventure Comics e, para marcar a mudança, Levitz e Staton armaram uma história, dividida em duas partes publicadas respectivamente nas edições #461 e #462 batizada com o nome “Only Legends Live Forever!” (Somente as Lendas vivem para Sempre). Mas… Do que se trata esta história?

Tudo começou quando um bandidinho ordinário chamado Bill Jensen repentinamente e de forma misteriosa adquiriu poderes quase ilimitados. Em um passado não muito distante, Jensen havia sido preso pelo Comissário Wayne e, com os seus novos dons sobre-humanos ele decidiu tocar o terror em Gotham City, exigindo que Wayne se entregasse para ele.

A Sociedade da Justiça tentou deter Jensen porém, um a um, os seus integrantes foram derrotados. Não restou outra opção a Wayne senão resgatar do armário a sua aposentada roupa de Batman e encarar Jensen. Mesmo estando fora de forma e envelhecido, o Cruzado Encapuzado encarou o vilão. Porém, durante o combate, os poderes de Jensen o sobrecarregaram, levando-o à morte. E, infelizmente, as energias emanadas do corpo de Jensen atingiram Bruce Wayne… E, assim, o Batman da Terra-2 faleceu…

O Batman da Terra-2 morre em Adventure Comics #462. Arte de Joe Staton.

A morte do Batman expôs ao mundo a sua identidade secreta e consequentemente as de Helena Wayne e Dick Grayson. Mas a questão mais urgente era saber quem concedeu poderes sobrenaturais para Bill Jensen e, rapidamente, a Sociedade da Justiça descobriu, em Adventure Comics #463, que o responsável por isso era o mago Fredric Vaux.

Segundo Levitz, a denominação de Vaux surgiu a partir da junção dos nomes dos arquitetos e paisagistas Fredric Law Olmstead e Calvert Vaux, que foram responsáveis pela concepção do Central Park, em Nova York. E, justamente no parque central de Gotham City, a Sociedade encontrou Vaux, que, após derrotar e capturar os heróis, explicou a eles que pretendia sacrificá-los e usar a energia resultante do sacrifico para fazer com que toda a população mundial esquecesse a existência dos super-heróis.

Página de abertura de “Only Legends Live Forever”. Arte de Joe Staton.

Nos últimos instantes do sacrifício, nossos heróis conseguiram se libertar do jugo de Vaux e, fazendo uso das energias arcanas do vilão, o Senhor Destino (sempre ele!) fez com que o mundo esquecesse a verdade sobre a vida dupla de Bruce Wayne e, por consequência, as identidades secretas da Caçadora e do Robin.

Para os padrões atuais, a história que relata o passamento do Batman da Terra-2 talvez soe infantil e até mesmo inconsistente, porém inegavelmente ela é um dos pontos altos da Mitologia do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos. Em nosso país, esta aventura foi publicada pela editora Ebal em setembro de 1980, na revista especial Os Maiores Clássicos dos Quadrinhos #3 – A Morte do Batman, e é um item disputado a tapas por colecionadores do Brasil inteiro em sites de e-commerce. Porém, a morte do Homem-Morcego da Terra-2 não necessariamente determinou o fim das suas aparições nos gibis da DC Comics.

Uma tragédia atinge a Sociedade da Justiça em Adventure Comics #462. Arte de Jim Aparo.
Aparições Especiais

Adventure Comics #466 marcou o fim da passagem da Sociedade da Justiça da América por este gibi e, nos anos seguintes, as aparições da veterana superequipe voltaram a se restringir aos tradicionais encontros anuais com a Liga da Justiça e a algumas participações na revista All-Star Squadron.

Concebida pelo editor e escritor Roy Thomas e lançada no segundo semestre de 1981, All-Star Squadron era ambientada na Terra-2 durante a Segunda Guerra Mundial, e trazia praticamente todo o elenco de antigos heróis da DC Comics se unindo contra as forças do Eixo. Naturalmente, o Batman da Terra-2 deu o ar da sua graça em inúmeras edições desta série, porém as aparições em flashback do Homem-Morcego não ficaram restritas a este gibi.

The Brave and the Bold #182: O Robin da Terra-2 se encontra com o Batman da Terra-1. Arte de Joe Staton.

Na edição #201 da série Supeman Family (estrelada pelos coadjuvantes das demais séries do Homem de Aço), o casamento de Bruce Wayne com Selina Kyle foi mostrado pelo ponto de vista do Superman da Terra-2 e, no número #167 de The Brave and the Bold (série que mostrava encontros do Batman com outros heróis), o Homem-Morcego se juntou ao grupo de aviadores conhecidos como Falcões Negros para debelar um sinistro plano nazista.

Ainda na série The Brave and the Bold, em 1983 a edição #197 (escrita por Alan Brenertt e desenhada por Joe Staton e George Freeman) mostrou como o amor entre Bruce Wayne e Selina Kyle surgiu. E, na edição comemorativa de número #200, o roteirista Mike W. Barr e o artista Dave Gibbons colocaram os Batmen das duas Terras enfrentando, em períodos históricos distintos, o vilão Brimstone. Curiosamente, esta história marcou o cancelamento da série The Brave and the Bold, que foi substituída por Batman and the Outsiders (Batman e os Renegados), que trazia o Batman da Terra-1 liderando uma equipe de super-heróis obscuros e rejeitados.

The Brave and the Bold #200: os Batmen das duas Terras enfrentam um inimigo comum. Arte de Jim Aparo.

E quanto ao Robin e Caçadora? Em 1982 o Dick Grayson da Terra-2 uniu forças a contraparte mais jovem do seu preceptor e juntos eles enfrentaram o clássico vilão Hugo Strange na revista The Brave and the Bold #182, em uma aventura que aqui na nossa terrinha foi publicada em 2009, no encadernado Batman 70 Anos – 02 de 04 –Os Segredos da Batcaverna. Por outro lado, a Caçadora protagonizou, ao lado do Batman da Terra-1, um conto natalino em The Brave and the Bold #184, que no Brasil abrilhantou a edição especial Batman 70 Anos – 01 de 04 –As Grandes Aventuras do Batman. E, já que falamos da Caçadora, é importante lembrarmos que, entre 1980 e 1984, ela teve um longo conjunto de aventuras-solo, publicadas no fundo na revista Wonder Woman e, ainda em 1984, ela se tornou uma das primeiras participantes da Corporação Infinito, um supergrupo formado por filhos e aparentados dos membros da Sociedade da Justiça. Todavia, um significativo desafio aguardava a filha de Bruce Wayne…

 

O Diário Secreto do Batman

Em 1983, o semanário alemão Stern anunciou a descoberta dos Diários de Hitler, um conjunto composto por mais de sessenta volumes supostamente escritos a mão pelo ditador nazista. Com o tempo, descobriu-se que os Diários de Hitler eram uma fraude, porém os escritores Roy e Dann Thomas acompanharam com atenção este caso e, inspirando-se nele, conceberam a minissérie batizada com o nome de America vs. The Justice Society.

Publicada originalmente no inicio de 1985, America vs. The Justice Society é ambientada nos dias de hoje e, nela, o Estrela Diária (jornal onde o Clark Kent da Terra-2 trabalhava) encontrou um diário secreto atribuído ao Batman. Após analises grafotécnicas e uma observação feita pelo Superman com o uso de seus poderes descobriu-se que o diário era verdadeiro, mas o que realmente importava naquele registro é aquilo que revelava, já que o Batman da Terra-2 acusou seus colegas da Sociedade da Justiça de colaboração com os nazistas na Segunda Guerra Mundial!

Assim que o conteúdo do diário do Batman veio a público, a Sociedade da Justiça foi presa em caráter preventivo e o Congresso Americano constituiu uma comissão especial para investigar as acusações do Batman e, eventualmente, punir a Sociedade da Justiça. Helena Wayne se colocou ao lado dos velhos heróis, atuando como advogada da superequipe perante o Congresso; por outro lado, Dick Grayson – que era incapaz de duvidar de qualquer alegação do seu mentor – se juntou aos acusadores do grupo.

America vs. The Justice Society #01 : A Sociedade da Justiça é acusada de traição. Arte de Jerry Ordway.

Nas quatro edições da minissérie, toda a história da Sociedade da Justiça – desde os primórdios até os dias atuais – foi revisitada pelo casal Thomas e pelos artistas Rafael Kanayan, Rich Buckler, Alfredo Alcala e Jerry Ordway e, no fim de tudo, descobriu-se que o diário repleto de acusações contra a veterana equipe na verdade fazia parte de um intricado plano concebido pelo Batman: em 1979 o Comissário Wayne descobriu que Per Degaton (um viajante temporal que enfrentou inúmeras vezes os heróis da Terra-2) atacaria a Sociedade da Justiça em 1985 e, para evitar este ataque, ele propositadamente elaborou um diário repleto de acusações falsas contra seus amigos. E ele também sabia que não sobreviveria aos anos seguintes, já que mesmo antes de morrer nas mãos de Bill Jensen, o velho Cruzado Encapuzado descobriu ser portador de câncer, em estado terminal.

 

E, no fim…

Em muitos aspectos, America vs. The Justice Society foi a primeira entre muitas despedidas que a Terra-2 teria nos meses seguintes, já que em 1985 a DC Comics lançou a histórica minissérie Crise nas Infinitas Terras, que visava eliminar toda a barafunda de universos paralelos que supostamente dificultavam o acesso de novos fãs aos gibis da editora. Como resultado disso, o Robin da Terra-2 e a Caçadora morreram em ação no décimo-segundo número da saga e, no fim de tudo, a cronologia da Terra-2 foi retroativamente mesclada com outros universos paralelos, criando uma nova Terra que, em tese, seria mais aprazível para a nova geração de leitores.

Mesmo após o fim de Crise nas Infinitas Terras, houve espaço para uma aventura final do Batman da Terra-2, já que a em meados de 1986, na revista Secret Origins #6, o escritor Roy Thomas e o renomado desenhista Marshall Rogers recontaram a origem do personagem, usando como principal referência a primeira aparição clássica do herói, publicada no ano de 1939 em Detective Comics #27. Este conto derradeiro foi entregue aos leitores brasileiros através dos encadernados Batman 70 Anos – 01 de 04 –As Grandes Aventuras do Batman e Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas – Marshall Rogers – Vol. 3, porém, mesmo assim, o legado do Cruzado Encapuzado da Terra-2 estava longe de terminar.

The Huntress #01: surge uma nova Caçadora. Arte de Joe Staton.

A Caçadora era uma personagem boa demais para ser esquecida e, em 1989, o roteirista Joey Cavalieri e Joe Staton a introduziram na nova cronologia da DC Comics, através da série mensal The Huntress. Esta série teve apenas dezenove edições, porém definiu um importante conjunto de novas características para a personagem, que passou a se chamar Helena Rosa Bertinelli e se tornou filha de um casal de mafiosos de Gotham City. E foi justamente a morte dos seus pais nas mãos de criminosos rivais que motivou a “nova” Helena a adotar a identidade de Caçadora e a se transformar em uma combatente do crime.

Após o término da sua série mensal, a nova Caçadora se tornou uma figura recorrente nos gibis do Batman e da DC Comics nos anos subsequentes, chegando a fazer parte de alguns supergrupos da editora, como a Liga da Justiça, Renegados e Aves de Rapina, sendo que neste último ela se tornou uma das personagens favoritas dos fãs nos últimos anos. Porém…

A Terra-2 sempre despertou a nostalgia de fãs novos e antigos e, nos último anos, ela foi revisitada algumas vezes, em especial na saga Crise Infinita. Tanto amor fez com que em 2011 a DC Comics aproveitasse um relançamento dos seus produtos editorias – batizado com o nome de Novos 52 – para botar na praça uma nova versão da Terra-2, com novo Batman e uma nova Caçadora. Mas… Este é um assunto que um dia será discutido aqui mesmo na Mansão Wayne, já que neste exato instante damos por encerrada esta série de artigos sobre a mitologia do Batman da Terra-2.

Agradecemos a paciência de todos aqueles que leram esta série de artigos e esperamos que vocês continuem acessando a Mansão Wayne, o mais simpático site dedicado a Mitologia do Cavaleiro das Trevas no Brasil e, quiçá, no Mundo!

Até a próxima!

 

Bibliografia

Livros e Revistas

All-Star Companion vol. 2
https://www.amazon.com/All-Star-Companion-2-Roy-Thomas/dp/1893905373
https://books.google.com.br/books?id=aXqPtKhc4IMC&hl=pt-BR&source=gbs_book_other_versions

All-Star Companion vol. 3
https://www.amazon.com/All-Star-Companion-3-Roy-Thomas/dp/1893905802
https://books.google.com.br/books?id=Y6KyfvSCmUUC&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks

All-Star Companion vol. 4
https://www.amazon.com/All-Star-Companion-Justice-Society-America/dp/1605490040
https://books.google.com.br/books?id=kPT-zmqg7q4C&hl=pt-BR&source=gbs_similarbooks

The Essential Batman Encyclopedia
https://www.amazon.com/Essential-Batman-Encyclopedia-Robert-Greenberger/dp/0345501063

The Batcave Companion
https://www.amazon.com/Batcave-Companion-Michael-Eury/dp/1893905780
https://books.google.com.br/books/about/The_Batcave_Companion.html?id=e7t-mZrkF08C&redir_esc=y

Batman – Arquivo Histórico
https://www.amazon.com.br/Batman-Arquivo-Hist%C3%B3rico-Matthew-Manning/dp/8583680353

 

Back Issue #38
https://issuu.com/twomorrows/docs/back_issue__38

Alter Ego #94
https://issuu.com/twomorrows/docs/alterego94preview/20

 

Encadernados

Crisis on Multiple Earths – Vol. 01
http://a.co/6GgP8VL

Crisis on Multiple Earths – Vol. 02
http://a.co/2MdOvBK

Crisis on Multiple Earths – Vol. 03
http://a.co/dzbv4vy

Crisis on Multiple Earths – Vol. 04
http://a.co/1Uwm0mK

Crisis on Multiple Earths – Vol. 05
http://a.co/3mGN8N2

Crisis on Multiple Earths – Vol. 06
http://a.co/4h4SsDB

Crisis on Multiple Earths – The Team-ups – Vol. 01
http://a.co/eskAThp

Crisis on Multiple Earths – The Team-ups – Vol. 02
http://a.co/28W1CO6

Justice Society – Vol. 1
http://a.co/8ZuDZMV

Justice Society – Vol. 2
http://a.co/g9ojIBP

America vs. The Justice Society
http://a.co/gFyf429

 

Wikipedia

https://en.wikipedia.org/wiki/Batman_(Earth-Two)

https://en.wikipedia.org/wiki/Robin_(Earth-Two)

https://en.wikipedia.org/wiki/Huntress_(comics)

https://en.wikipedia.org/wiki/Huntress_(Helena_Wayne)

https://en.wikipedia.org/wiki/All-American_Publications

https://en.wikipedia.org/wiki/National_Comics_Publications

https://en.wikipedia.org/wiki/Justice_Society_of_America

https://en.wikipedia.org/wiki/Earth-Two

https://en.wikipedia.org/wiki/Paula_Brooks

 

Comics.org

America vs. The Justice Society
https://www.comics.org/series/2968/covers/

Justice League of America
https://www.comics.org/series/1449/covers/

All-Star Comics
https://www.comics.org/series/2321/covers/

Adventure Comics
https://www.comics.org/series/98/covers/?page=9

Wonder Woman
https://www.comics.org/series/277/covers/?page=6

The Huntress
https://www.comics.org/series/3802/covers/

 

Sites Diversos

Lista de aparições do Robin da Terra-2
http://www.mikesamazingworld.com/features/character.php?page=appearances&characterid=12

Lista de aparições do Batman da Terra-2
http://www.mikesamazingworld.com/features/character.php?page=appearances&characterid=7

Lista de aparições da Caçadora
http://www.mikesamazingworld.com/features/character.php?page=appearances&characterid=235

Primeira aparição do Batman da Terra-2
http://www.mikesamazingworld.com/features/story.php?storyid=7169
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-70-anos-n-4/ba011109/84780

Linha divisória entre os Supermen das duas Terras
http://www.dcindexes.com/index.php?page=fanboy&articleid=7
http://www.dcindexes.com/index.php?page=fanboy&articleid=8

Linha divisória entre os Batmen das duas Terras
http://www.dcindexes.com/index.php?page=fanboy&articleid=9

Jerry Ordway fala de America vs. Justice Society
http://comicbook.com/2015/07/28/justice-society-legend-jerry-ordway-on-america-vs-the-justice-so/

Diários de Hitler
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/2013-04-27/mesmo-falsos-diarios-de-hitler-entram-em-arquivo-historico-da-alemanha.html

 

Guia dos Quadrinhos

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-dc-75-anos-n-2/co011108/88862

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/crise-nas-multiplas-terras-n-1/cr011110/69960

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/justiceiros-os-(quadrinhos)-1-serie-n-1/ju00101/21875

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/origens-secretas-superviloes-as-(edicao-extra-de-a-maior)/or001100/30021

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/grandes-albuns-em-quadrinhos-os-n-3/gaq00101/18946

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-70-anos-n-1/ba011109/80742

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-70-anos-n-2/ba011109/82314

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-70-anos-n-4/ba011109/84780

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-lendas-do-cavaleiro-das-trevas-marshall-rogers-n-3/ba011144/123294

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

Claudio Roberto Basilio

Analista de sistemas nas horas vagas e colecionador de quadrinhos em tempo integral, ainda encontra um tempo para participar da organização da Santos Comic Expo, um dos principais eventos de quadrinhos do Litoral Paulista.