ColunasTerra de Spoiler

Terra de Spoiler – Meu Próprio Pior Inimigo

Este é um local onde você não terá segurança. Nada mais é abrigo. Se você quer saber o que está acontecendo, entenda: Esta é uma TERRA DE SPOILER.

Oi!

Terra de Spoiler está de volta com duas novidades. A primeira é que, a partir deste programa, a coluna vai cobrir arcos. Isso vai permitir que você, que lê isto, tenha uma perspectiva maior da história. Às vezes, uma edição só não ajuda em nada o enredo.

A segunda é o Ilha de Spoiler. Em semana que não sair o Terra, sai o Ilha, com a mesma proposta, mas em vídeo. Ele sairá quinzenalmente no canal isso (youtube.com/issocanal) e no site da Kombo (komboconteudo.com), mas também pretendo colocar aqui. Assim, você tem Ilha e Terra em uma cajadada só.

Eis o Ilha, falando de Liga da Justiça versus Esquadrão Suicida:

Bom, agora vamos falar de My Own Worst Enemy, arco de All-Star Batman números 1 a 5, de Scott Snyder e John Romita Jr.

Se você já acompanhava o TdS, já tem uma ideia do que vou falar, mas eu resumo sem problemas: é uma droga esse arco.

Batman e Duke precisam levar alguém misterioso… que é o Duas-Caras, ok? É o Duas-Caras. O problema é que o Duas-Caras lançou nuvens tóxicas sobre Gotham, além de oferecer uma recompensa pela sua liberdade, o que atiça quase todos os vilões do Batman. Quando o Batman consegue despistar quase todos eles, o próprio Duas-Caras joga ácido em seus olhos, o que dificulta tudo.

Pois é, é uma história bem simplória, a princípio. E no fim também, porque o Batman acaba rendido por vários inimigos em um barco. Ele se liberta soltando as placas do seu peitoral (é sério), cai pela cachoeira e consegue levar Duas-Caras pro seu destino. Destino esse que leva 498 milhas pra chegar.

É um internato, onde Harvey Dent e Bruce Wayne se conheceram e foram amigos. Agora destruído, o lugar faz o Duas-Caras pedir desculpas por tudo que fez, e dissipar as nuvens tóxicas. Após uma conversa em que os dois colocam suas emoções, Harvey pede para que Batman o mate – o que, claro, ele não faz.

Enquanto isso, um juiz determina que a polícia entre pelo relógio da Mansão Wayne, baseado no depoimento de um homem que Alfred contratou como vigilante antes do Batman começar sua carreira. Quando os policiais entram, Alfred, aos prantos, liga para Batman, pedindo desculpas, dizendo que é o fim. Batman não se abala, e os policiais chegam… em uma man-cave, nome dado para aquele quartinho em que o homem fica vendo seus programas favoritos, lendo alguma revista, fora das obrigações do dia-a-dia.

Ok, considerando que tecnicamente o Bruce mora SOZINHO naquela Mansão, qual seria a necessidade dessa man-cave?

My Own Worst Enemy abre All-Star Batman de forma fraca. Scott Snyder, que buscou ideias novas na mensal do Batman nos Novos 52, chegou com algo fraco e baseado no uso de inúmeros inimigos. Romitinha tem sua arte característica, mas dá pra ver bem quando houve pressa ali. Um arco lamentável, esquecível e, pior que tudo, massavéio. Não mudou nada, criou uma história de Harvey e Bruce amigos na infância pra nada.

 

Vinícius Schiavini

Mantém uma fachada de um empresário de sucesso com muita fortuna, enquanto sai a noite batendo em bandidos, saltando de seu avião temático, lançando bumerangues, usando toda a tecnologia disponível em sua caverna. Ele secretamente é o Cavaleiro da Lua… ih!