Batman da Terra-2 • Parte 2: Diferenças

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

Sejam bem-vindos à Mansão Wayne, o lar e refúgio de batmaníacos de todo o Brasil e do Mundo! Recentemente falamos aqui sobre o Batman da Terra-2, uma versão do Cavaleiro das Trevas que, durante um bom tempo, deu o ar da sua graça no universo ficcional da DC Comics. Falamos que essa versão surgiu na esteira do Multiverso, um conceito editorial que enfatizava a existência de múltiplos universos, sendo que cada um deles teria a sua própria Terra e seus próprios super-heróis. A chamada Terra-1 seria o lar da Liga da Justiça da América e a maioria dos seus habitantes seriam heróis concebidos a partir da segunda metade dos anos cinquenta. Por outro lado, a Terra-2 era a residência fixa da Sociedade da Justiça da América, um supergrupo constituído por aventureiros criados nos anos quarenta. Cada uma dessas Terras tinha a sua versão específica do Batman, mas… O que diferenciava o Batman da Terra-1 – aquele que os fãs cotidianamente acompanham nos gibis – da sua contraparte da Terra-2? Fiquem conosco caso queiram saber a resposta para esta e outras perguntas!

 

Diferenças

Personagens como Superman, Mulher-Maravilha e Batman possuem uma característica raríssima em qualquer meio editorial: eles são publicados de forma ininterrupta há mais de setenta anos! Praticamente todos os meses, leitores do mundo inteiro encontram nas bancas de jornais e nas comic shops novas aventuras da “Santíssima Trindade” da DC Comics. Porém, esta longevidade gerou alguns “problemas” a médio e longo prazo.

Ora, no transcorrer de todo este tempo, nossos amados heróis tiveram suas histórias criadas por diferentes gerações de quadrinistas e, neste processo, cada novo artista acrescentou novos elementos do seu agrado na mitologia do herói e, eventualmente, descartou outros tantos. Resumindo os fatos: cada geração de fãs e artistas teve a sua versão do Superman, Mulher-Maravilha e do Batman. E, cientes disso, as equipes criativas da DC Comics elaboraram as principais características do Batman da Terra-2.

Apesar de nunca ter existido por parte da DC Comics uma definição formal em relação a este tema, algo está muito claro para a maioria dos pesquisadores de histórias em quadrinhos americanas: a cronologia do Batman da Terra-2 basicamente compreende todas as aventuras do personagem que foram publicadas entre 1939 (o ano de estreia do Homem-Morcego) e a primeira metade da década de cinquenta.  Ou, sendo mais específico: de forma similar aos fatos ocorridos na Terra-1, o jovem Bruce Wayne da Terra-2 foi o único sobrevivente de um assalto a mão armada que resultou na morte dos seus pais, que nesta dimensão ocorreu em 1924.

Possuído pela dor do luto, o jovem Wayne jurou vingar a morte dos seus pais e combater o crime e, ao contrário da sua contraparte da Terra-1 , foi criado por um tio chamado Phillip e não pelo mordomo Alfred, que surgiu na sua vida muitos anos depois e atendia pelo sobrenome Beagle, e não Pennyworth.

Ao se tornar adulto, Bruce Wayne se dedicou ao aprimoramento do corpo e da mente e ao estudo da Criminologia, até que, por volta de 1939, a entrada de um morcego por uma das janelas de sua mansão o inspirou a criar um uniforme inspirado neste animal. Assim surgiu o Batman da Terra-2, e sua primeira aparição pública é praticamente idêntica à apresentada no gibi Detective Comics #27, que marca a estreia histórica do Cruzado Encapuzado.

Da mesma forma que seu “sósia” da Terra-1, o Batman da Terra-2 enfrentou perigosos vilões como Coringa, Pinguim, Mulher-Gato, Duas-Caras (que na Terra-2 tinha o sobrenome “Kent”, e não “Dent”) e adotou um jovem órfão chamado Dick Grayson, que passou a combater o crime ao seu lado usando a alcunha heroica de Robin. E ainda por cima teve tempo para atuar como membro honorário da Sociedade da Justiça!

Batman da Terra-2, em arte de Dave Gibbons, extraída de Who’s Who #02.

Quanto à parte visual, o Batman da Terra-2 geralmente era retratado com um aspecto corpulento e um queixo quadrado, em clara alusão ao estilo artístico de Dick Sprang, desenhista que marcou época à frente do personagem nos anos quarenta e cinquenta. Mas a principal distinção visual entre os dois Batmen se encontrava em outro detalhe: em 1964, a partir da edição #327 do gibi Detective Comics o jovem Batman da Terra-1 passou a ter o símbolo do morcego em seu peito envolto em uma elipse amarela, enquanto o seu sósia mais velho da Terra-2 manteve seu uniforme idêntico ao apresentado nos anos quarenta. E, já que falamos de idade…

Com o passar do tempo, os anos passaram a pesar para o Bruce Wayne da Terra-2 e, na década de sessenta, ele diminuiu drasticamente as suas atividades heroicas e passou a se dedicar à família, incumbindo o agora adulto Robin (que na Terra-2 nunca se transformou no Asa Noturna) da proteção de Gotham City e da sua vaga como membro da Sociedade da Justiça. Mais detalhes sobre a família de Bruce Wayne serão comentados em outro momento, já que agora devemos falar um pouquinho mais sobre o Robin da Terra-2.

 

Um novo uniforme

Os anos setenta chegaram e os encontros anuais da Liga da Justiça com a Sociedade da Justiça continuaram a todo vapor. Em 1971, o roteirista MikeFriedrich e o desenhista Dick Dillin colocaram a Liga e a Sociedade frente a frente com uma criança alienígena chamada A-Rym e com o abrutalhado vilão Solomon Grundy nos gibis Justice League of America #91 e #92, em uma aventura inédita no Brasil e que teve a participação especialíssima do Robin da Terra-1. Obviamente, essa “deixa” foi aproveitada na história e o jovem Dick Grayson trocou um dedo de prosa com a sua contraparte madura da Terra-2.  Todavia, no meio dessa conversinha aconteceu um fato curioso: o Robin da Terra-1 teve seu traje rasgado por A-Rym e, gentilmente, o seu “xará” emprestou para ele um novo e moderno uniforme que, segundo ele, foi feito por um “costureiro” chamado Neal Adams!

Para os ignorantes de plantão, se faz necessária uma pequena explicação: Neal Adams foi o desenhista que no final dos anos sessenta revolucionou as histórias do Batman ao retomar os aspectos mais sombrios do personagem.  Mas agora isto não importa… O que nos interessa de fato é que, envergando seu novíssimo traje, o Robin da Terra-1 e as forças combinadas da Liga e da Sociedade conseguiram derrotar os seus inimigos. Contudo, no final desta história, um pequeno recordatório lançava a seguinte pergunta: “O que vocês acham, leitores? Vocês gostariam que Robin passasse a usar este novo uniforme? Escreva para nós… Queremos saber a sua opinião!

O Robin da Terra-2 se encontra com sua contraparte mais jovem. Arte de Dick Dillin.

O novo uniforme gerou uma pequena polêmica entre os leitores da época e, na seção de cartas de Justice League, o editor Julius Schwartz tratou de fomentá-la, porém todos os fãs sabem que o uniforme do Menino-Prodígio só mudou de fato nos anos noventa, quando Neal Adams foi convocado para criar um visual mais moderno para Tim Drake, o terceiro Robin. Provavelmente, tal mudança não foi efetivada nos anos setenta devido ao fato do jovem herói ser uma marca poderosa em termos de licenciamento para diversos produtos, mas, sobre este tema, Mike Friedrich deu o seguinte depoimento para o livro All-Star Companion Volume 3 (inédito no Brasil): “Como grande fã do Batman eu estava fazendo lobby nos bastidores para que aquele uniforme mudasse. Ao me encontrar com Neal Adams nos escritórios da DC falamos sobre várias coisas e, uma delas, era o quão fora de moda e embaraçosa era a roupa de menino-de-treze-anos do Robin. Neal, em um dos seus momentos de inspiração, desenhou um novo uniforme para o Robin. Nós o apresentamos à DC e eles decidiram não usá-lo. Entretanto, eu tive permissão para utilizar o traje de Adams na minha história da Liga.

 

Finalmente

O Robin da Terra-2 continuou a participar dos encontros anuais da Liga com a Sociedade até que, no final de 1975, o corpo editorial da DC Comics entendeu que era chegada a hora de dar mais destaque para os velhos aventureiros dos anos quarenta. Tal destaque aconteceu na série bimestral  All-Star Comics, quando a Sociedade da Justiça passou, a partir da edição #58, a estrelar esta revista e agregou dois heróis às suas fileiras: Sideral e Poderosa. E, para marcar o relançamento das novas aventuras da Sociedade da Justiça, o Robin da Terra-2 passou a vestir definitivamente o traje que foi apresentado em Justice League of America #92. Mas, após mais de dez anos de reuniões entre as equipes das duas Terras e após finalmente a Sociedade da Justiça voltar a ter um gibi “para chamar de seu”, fica a seguinte pergunta no ar: quando o Batman da Terra-2 iria finalmente aparecer em ação?

All-Star Comics #58: A Sociedade da Justiça passa a estrelar a revista. Arte de Mike Grell.

O Cruzado Encapuzado da Terra-2 surgiu de forma mais ativa em 1976, no encontro anual da Liga e da Sociedade publicado nas edições #135, #136 e# 137 da revista Justice League of America, quando o vilanesco Rei Kull, o Homem-Fera (um antigo inimigo do Capitão Marvel) reuniu um grupo de supervilões com o propósito de conquistar a Terra-1, a Terra-2 e a Terra-S. Mas, um momentinho… o que é essa tal de Terra-S? Ora, a Terra-S nada mais era do que um mundo paralelo onde, nos anos setenta, foram abrigados os super-heróis da Fawcett Publications – que, naquela época, haviam sido adquiridos pela DC Comics –, em especial o Capitão Marvel (também conhecido como Shazam, sendo que daí derivou a alcunha de “S” para esta Terra) e o restante da Família Marvel.

Justice League of America #136: Batman da Terra-2 em ação. Arte de Ernie Chan.

Ao lado de Robin e dos demais heróis das três Terras, o Cruzado Encapuzado da Terra-2 enfrentou e derrotou o Rei Kull, e durante este conflito ele teve um tempinho para descer algumas bordoadas no Coringa da sua dimensão. Porém, por mais simpática que fosse a sua aparição nesta aventura escrita por E. Nelson Bridwell e desenhada por Dick Dillin (e que nunca foi publicada em nosso país) ela não dava conta da grandeza de um personagem da magnitude de um Batman. E, de fato outros aspectos da vida de Homem-Morcego da Terra-2 foram explorados nas aventuras subsequentes da Sociedade da Justiça.

O Robin da Terra-2 usa um novo uniforme em All-Star Comics #58. Arte de Ric Estrada.

Em All-Star Comics #66, o Batman da Terra-2 fez a sua primeira aparição no gibi estrelado pela Sociedade da Justiça, porém em um papel inesperado: um Bruce Wayne envelhecido e de cachimbo na boca agora exercia a função de Comissário de Polícia de Gotham City, em substituição ao falecido James Gordon. Porém, havia algo de diferente nele além do novo cargo que exercia… Ele estava um tanto quanto “cabreiro” com as atividades da Sociedade da Justiça. Tão “cabreiro” que decidiu literalmente prender e levar seus velhos companheiros para a Justiça! Mas como isso aconteceu?

A Dupla Dinâmica da Terra-2 é convocada para a ação em Justice League of America #135. Arte de Dick Dillin.

 

Paranoico

Ora, em All-Star Comics #66, o Lanterna Verde Alan Scott foi subjugado pelo Pirata Psíquico, um supervilão dotado da capacidade de dominar e manipular as emoções alheias. Com o Lanterna Verde sobre o seu domínio, o Pirata Psíquico fez aquilo que qualquer bandido faria: ordenou que Alan Scott cometesse uma série de crimes.

A Sociedade da Justiça conseguiu livrar o Lanterna Verde do jugo do Pirata Psíquico, porém Bruce Wayne não se convenceu da inocência do seu antigo parceiro. Na verdade, de uma forma um tanto quanto paranoica, Wayne começou a achar que a Sociedade da Justiça tinha se convertido em um bando de arruaceiros e criminosos, e surpreendentemente ordenou a prisão de seus velhos companheiros!

O Comissário Wayne recebe de forma pouco amistosa o Senhor Destino, em All-Star Comics #67. Arte de Joe Staton.

Naturalmente a Sociedade não aceitou a ordem de prisão e, em All-Star Comics #69 (escrita por Paul Levitz, desenhada por Joe Staton e Bob Layton e inédita no Brasil), Bruce Wayne reuniu um grupo de ex-membros da superequipe com o propósito de capturar os heróis foragidos. Um confronto físico generalizado se instituiu entre os velhos aventureiros mascarados, que foi finalizado em bons termos graças a intervenção do Superman da Terra-2 e, principalmente, do Senhor Destino (o mago residente da Sociedade da Justiça), a quem coube notar que as emoções do então paranoico Bruce Wayne haviam sido sutilmente manipuladas pelo Pirata Psíquico. Porém, tal manipulação – desfeita pelos poderes místicos de Destino – somente foi possível porque interiormente Wayne estava psicologicamente fragilizado, já que um ano antes a sua esposa havia falecido.

O Comissário Wayne planeja a caçada à Sociedade da Justiça em All-Star Comics #68. Arte de Joe Staton.
O Comissário Wayne volta à razão em All-Star Comics #69. Arte de Joe Staton.

Sim, no parágrafo anterior deste texto vocês leram exatamente isto: o Batman da Terra-2 era viúvo! E a sua falecida esposa era ninguém mais, ninguém menos que a versão madura de Selina Kyle, mais conhecida por todos os fãs como Mulher-Gato! Mas, acreditem: o fato mais importante de All-Star Comics #69 está no último quadro do gibi, que retratava uma misteriosa e furtiva figura feminina observando de longe Wayne fazendo as pazes com os seus velhos amigos. Essa figura era filha a de Bruce Wayne e Selina Kyle e atendia simplesmente pelo nome de… Caçadora!

O Comissário Wayne faz as pazes com a Sociedade e surge a Caçadora, em All-Star Comics #69. Arte de Joe Staton.

Mas… Sobre a Caçadora falaremos mais semana que vem, na próxima parte desta série de artigos focados no Batman da Terra-2. Lá, também falaremos sobre o trágico destino que aguardava Bruce Wayne. Dito tudo isso… Continuem acessando a Mansão Wayne e até a próxima!

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

Claudio Roberto Basilio

Analista de sistemas nas horas vagas e colecionador de quadrinhos em tempo integral, ainda encontra um tempo para participar da organização da Santos Comic Expo, um dos principais eventos de quadrinhos do Litoral Paulista.