Arquivo do BatmanColunas

Bette Kane: Por que DC Comics? Por quê?

PARTE 1 PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Como vimos no post anterior (clique para acessar), durante a Crise Infinita, mais exatamente em Crise Infinita #04. Labareda passaria a fazer parte da Terra-2. Na trama, Labareda une-se aos Titãs, de novo, para lutar contra o Superboy Primordial, que, em sua loucura, atacava o Superboy.

Superboy Primordial vs Superboy

Enquanto isso, o Superman da Terra-2 tentava recriar seu planeta com a intenção de curar Lois Lane e, quando a Terra-2 é finalmente recriada, todos os heróis originários dela retornam a este mundo, inclusive Bette Kane…

…mas…

…mas Bette Kane não é originária da Terra-2.

A Labareda desaparecendo da Terra-1 em Crise Infinita #04

Aqui que a história começa a perder o sentido e virar bagunça. Notem que Labareda é a última a ser chamada na Terra-1 por um Mutano, que fica surpreso com o desaparecimento da amiga. E ela é a primeira a aparecer falando na Terra-2. Olha que simbólico e bonito. Foi a última na Terra-1 e a primeira na Terra-2, na saudosa Terra-2, QUE NUNCA DEVERIA TER DEIXADO DE EXISTIR, escrevi em maiúscula sem querer, mas deve ter sido o Destino. Mais uma vez, porque A TERRA-2 NUNCA DEVERIA TER DEIXADO DE EXISTIR. Quando eu for escrever sobre a Helena Wayne vocês vão concordar comigo…

Labareda na Terra 2

Porém, apesar de todo o simbolismo, Bette Kane nunca fez parte da Terra-2. Nunca. O que aconteceu então? Depois de tanto diferenciar Bette de Betty, o que aconteceu? A Bat-Girl nunca fez parte da Terra-2.

Deve haver um simbolismo aí que a minha cabeça simplória não enxerga… Talvez uma mensagem do Geoff Johns sobre todas essas idas e vindas nas Crises que eu não decifrei. Só sei que, como alguém que se importava com a cronologia, a transição da Labareda da Terra-1 para a Terra-2 me pareceu uma ofensa do tipo: “dane-se a cronologia”. Além de uma falta de respeito com o leitor mais antigo que um dia ouviu: “depois de Crise nas Infinitas Terras esses heróis nunca existiram”.

Após a trama desenvolvida em Crise Infinita #04, ficamos sabendo que, além da Labareda, todos os outros heróis que foram transferidos para a Terra-2 retornam para a Nova Terra, em Crise Infinita #07. E olhem só quem aparece em uma página dupla, no canto inferior direito da página:

Aproximando a foto se você não viu! Olha só quem está aí!

Como vocês viram na imagem, Batwoman está aparecendo e está chegando a hora de focar em um período bem interessante, no qual a importância de Bette Kane é mais destacada.

Depois dos eventos de Crise Infinita, ficamos sabendo que Bette Kane participou dos Titãs no ano pulado entre a Crise e Um Ano Depois. Na  imagem abaixo vemos todos os heróis (secundários) que fizeram parte dos Titãs no período:

Heróis que participaram dos Titãs durante o ano pulado da DC

No próximo post, provavelmente o último, sobre Bette Kane, focaremos na relação com sua tia e sua prima, Kathy Kane e Kate Kane. Confuso?  Eu sinceramente espero que Bette Kane seja melhor retratada e tratada daqui para a frente pela DC. Depois de tudo o que relatamos aqui só consigo pensar… por que DC? Por quê?

PARTE 1 PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Juliano Souza Ribeiro

Agente secreto durante o dia e aspirante a herói mascarado durante a noite, ainda encontra tempo para ser o arqueólogo da Mansão Wayne.