Top 5 – Os vilões mais toscos do Batman

A animação LEGO Batman: O Filme está chegando aos cinemas e, como os vários trailers e comerciais já entregaram, conta com a presença de um verdadeiro exército de inimigos do Morcego. É verdade que Batman tem uma extensa galeria de vilões, com nomes de peso como Coringa e Ra’s Al Ghul. Mas existem alguns que são simplesmente ridículos. E esse Top 5 é dedicado a eles!

5 – Orca (Orca)

Criada por Larry Hama e Scott McDaniel em 2000, nas primeiras histórias depois da reconstrução de Gotham City após a saga Terra de Ninguém, Orca até era uma ameaça séria por conta de seu tamanho e força, mas o visual não ajudou e comparações com Free Willy foram inevitáveis.

Orca é Grace Balin, uma bióloga marinha que sempre foi bondosa, até que um acidente a colocou numa cadeira de rodas. Ela acaba fazendo experimentos com o tecido de medula espinhal de baleias orcas e passa por uma transformação, não tão útil assim. Como a monstruosa Orca, ela volta a andar, mas perde seus movimentos novamente ao voltar ao seu corpo normal.

Orca era selvagem e obrigou Batman a usar um uniforme especial – não que ele não faça isso a todo momento

Ela não se enxerga como criminosa, já que seus roubos são para financiar pesquisas que poderão ajudar milhares de pessoas. Mas, é claro, o Batman discorda. A personagem foi pouquíssimo usada desde sua criação.

A versão LEGO

Quando Harvey Dent protegeu Gotham na ausência do Batman durante o arco Um Ano Depois (quando os gibis da DC Comics pularam um ano após o final da Crise Infinita), Orca foi morta a mando do Grande Tubarão Branco, enquanto ela trabalhava para o Pinguim, tendo parte de seu corpo devorado pelo Crocodilo. Tantos vilões com nomes animais não soa como coincidência…

Orca em Rebirth

Ainda assim, a obscura personagem ganhou nova chance recentemente com Rebirth, a renovação da DC, só que desta vez nas histórias do Asa Noturna. Sua origem aparentemente está intacta e sua morte foi ignorada, mas agora parece que ela está presa ao corpo monstruoso de Orca.

4 – Homem dos Dez Olhos (Ten-Eyed Man)

Esse está presente em todas as listas desse tipo. Philip Reardon era um soldado americano no Vietnã que foi forçado a se aposentar depois de ser atingido por uma granada nos olhos. Como a vida não está ganha, ele foi trabalhar como segurança em Gotham e, durante um assalto, o Batman o confundiu com um dos criminosos, logo lhe dando o tratamento comum em casos assim: muita porrada.

O terrível uniforme original do Homem de Dez Olhos

O local acabou explodindo e, mais uma vez, o azarado Reardon foi atingido na vista, desta vez perdendo permanentemente a visão. Culpando o Batman, ele passou por um processo – sem sentido algum, diga-se de passagem – que conectou seus nervos ópticos às pontas dos dedos de suas mãos, se tornando o Homem dos Dez Olhos.

Esse inútil vilão enfrentou o Batman em poucas ocasiões, e até o Morcego Humano. Obviamente, foi derrotado facilmente, já que tem dez olhos para serem machucados na ponta dos dedos…

De olho(s) no Batman!

O roteirista Marv Wolfman enxergou a tosquice do vilão e o matou durante Crise nas Infinitas Terras, mas Grant Morrison o resgatou anos depois, primeiro em Homem-Animal e depois nas histórias do próprio Batman.

Acompanhado de vilões do mesmo quilate em Batman: Os Bravos e Destemidos

Foi criado em 1970 por Frank Robbins, Irv Novick e Dick Giordano, uma trinca de grande talento, o que torna quase impossível explicar como “cometeram” esse personagem.

3 – Homem-Pipa (Kite-Man)

Para derrotá-lo, basta enrolá-lo nos fios de alta tensão. É, não se trata de um bom slogan, mas também não é um bom vilão.

Charles “Chuck” Brown foi criado por Bill Finger e Dick Sprang em 1960.  Ele é simplesmente um vilão que usa uma pipa (!) nas costas para voar e tem um arsenal de armas baseadas em pipas. O pior é que ele nem é inimigo exclusivo do Batman, tendo cruzado o caminho do casal Gavião Negro e Mulher-Gavião algumas vezes.

A versão LEGO

O Homem dos Dez Olhos claramente é o vilão mais azarado nesta lista, mas o Homem-Pipa tem uma origem ligada ao azar também. Supõe-se que ele seja uma brincadeira com Charlie Brown, o personagem dono de Snoopy na tira Peanuts, e que nunca consegue botar uma pipa no ar.

2 – Rei dos Condimentos (Condiment King)

Não está no primeiro lugar, mas talvez seja o mais divertido personagem da lista. Com Batman sendo o rei dos crossovers, quem sabe o Rei dos Condimentos não possa um dia se aliar ao grande mestre da cozinha Hannibal Lecter?

A estreia em Batman: A Série Animada

Com a identidade secreta de Mitchell Mayo, o vilão tem algo em comum com a Arlequina: foi criado para Batman: A Série Animada, pela dupla Paul Dini e Bruce Timm em 1994.

A primeira versão dos quadrinhos

Chuck Dixon e Scott Beatty o levaram para os quadrinhos em 2002, quando estreou na minissérie Batgirl: Ano Um.

Sob o efeito do veneno do Coringa

O nome deixa tudo claro: o Rei dos Condimentos usa uma variedade de condimentos como armas. O maior perigo ao enfrentá-lo é sofrer um choque anafilático!

A versão LEGO

Mas não se preocupem, o perigo já passou, pois o vilão foi morto pelas próprias armas nas mãos do Flama Humana durante a saga Crise Final.

1 – O Apagador (The Eraser)

Para finalizar, um vilão tão terrível que poderia habilmente apagar toda essa lista!

Apagando a Dupla Dinâmica!

Sem poder ser levado a sério nem mesmo em sua identidade civil, Lenny Fiasco assumiu a alcunha criminosa de Apagador para apagar os vestígios dos crimes de outros malfeitores, com direito a uma roupa parecida com um lápis e uma cabeça de apagador!

Apagador (a)pagando mico em Batman: Os Bravos e Destemidos

E ele tinha até uma história pessoal com o Batman, tendo estudado quando criança junto de Bruce Wayne, época que os coleguinhas tiravam sarro dele pelos muitos erros que cometia, o que causou sua fixação em apagar todos os erros. No fim das contas, era melhor ter SE apagado.

A versão LEGO

Surgiu em 1966, criado por John Broome, sob pressão da série de TV, o que levou a DC a encomendar muitos novos vilões, a maioria deles totalmente esquecidos nos anos seguintes.

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!