Oráculo

Ben Affleck e o futuro duvidoso de The Batman

Nos primeiros dias de 2017, Ben Affleck deixou os fãs alarmados ao dar a entender que o filme The Batman não era garantido. Na verdade, o ator/diretor/produtor/roteirista/faxineiro/garçom quis dizer que a produção não tinha data para começar e só teria início quando tudo estivesse o mais perfeito possível, sem pressa, tudo para garantir um bom filme do Batman.

A declaração acabou tendo efeito ambíguo: alguns ficaram aliviados por Affleck estar tomando cuidado e não ter pressa para fazer o filme direito; enquanto outros acharam estranho a Warner estar quase dando uma data de estreia ao mesmo tempo em que o maior responsável pelo longa está falando isso.

Bem, parece que existia motivo para preocupação, afinal. No dia 30 de janeiro Affleck simplesmente abandonou a direção de The Batman, alegando que precisa focar com mais dedicação na interpretação de um personagem tão importante. A decisão teria sido tomada em conjunto com a Warner e Affleck continua como astro, produtor e roteirista – neste cargo, ao lado de Geoff Johns, quadrinista que é também um dos presidentes da DC Entertainment atualmente, além de Chefe-Criativo da empresa.

 

A Warner Bros. e Affleck estão no momento procurando por um novo diretor. Obviamente, já surgiram listas supostamente vazadas da Warner, e o nome citado como favorito é o de Matt Reeves, de Planeta dos Macacos: O  Confronto, Cloverfield: Monstro, Deixe-me Entrar e Planeta dos Macacos: A Guerra.

Matt Reeves

Reeves é um bom diretor, mas tem um perfil que podemos denominar como “um talentoso pau mandado”, assumindo franquias já definidas por outras pessoas ou, como no caso de Cloverfield, um filme  que tem mais a cara do produtor, nesta instância, J.J. Abrams. Ou seja, alguém que obedece o estúdio ou produtores, o que pode ser um perigo enorme quando o assunto é a Warner Bros., que claramente não conhece bem seus próprios personagens.

George Miller

Outros nomes cogitados seriam George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria), Denis Villeneuve (A Chegada), Gavin O’Connor (Em Busca da Justiça) e Matt Ross (Capitão Fantástico). Entre esses, o mais interessante é o de Miller, que teve seu filme da Liga da Justiça, Justice League Mortal, abortado pela Warner em 2009.

A equipe de Justice League Mortal reunida

Um outro rumor vai ainda mais longe, afirmando que Affleck está totalmente desanimado com The Batman, ao ponto de querer abandonar logo o papel de Homem-Morcego. Segundo esse rumor, durante o filme Bruce Wayne abandona o manto de Batman e Dick Grayson, o Asa Noturna, assume seu lugar, como já aconteceu em duas ocasiões nos quadrinhos. A parte mais interessante desse rumor é o ator que interpretaria Grayson: Armie Hammer (O Cavaleiro Solitário), que chegou a ser contratado como o Batman da Liga de Miller.

Armie Hammer

The Batman no momento tem algumas certezas no elenco, ou pelo menos por enquanto. J.K. Simmons (Homem-Aranha) é o Comissário Gordon, papel que assumirá já em Liga da Justiça; Jeremy Irons voltará como Alfred e Joe Manganiello (True Blood) será o vilão Exterminador.

Batman vs. Zack Snyder: A Origem da Confusão

Resumindo, como quase tudo no universo cinematográfico da DC, restam muitas incertezas e perguntas: existe algo mais na saída da direção de Affleck? Quem o substituirá? Afinal, quando o filme chegará aos cinemas? Não teria sido melhor para o mundo se Zack Snyder também tivesse desistido da direção de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça?

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!