Bette Kane, a Labareda (Flamebird): da obsessão ao autoconhecimento

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Oi povo! Depois de um longo e tenebroso inverno, o Arquivo do Batman retorna com a série sobre as Batgirls. E, como aqui a cronologia funciona, ao menos a minha cronologia pessoal, vamos seguir com a Bette Kane.

Já publicamos uma parte da história da Bette Kane, que era Betty, lembram-se? Leia aqui.

Estamos em 1989, ano em que é lançada a revista Secret Origins Annual (Volume 02) #03, com o retorno de Betty Kane, agora Bette Kane, e a cronologia da personagem vira uma confusão nunca mais acertada…

Após os eventos de Crise nas Infinitas Terras, Betty Kane e sua tia, Kathy Kane, a Batwoman, deveriam ter sido apagadas da cronologia da DC Comics. Porém, para que simplificar? Betty Kane retorna como Bette Kane na história “Pieces of the Puzzle”.

 

Capa de Secret Origins Annual, Volume 02, #3.

Na história, uma trama peculiar com a participação de mais de vinte desenhistas e roteiro de George Pérez (O Mestre), com uma pegada a lá David Linch, Dick Grayson é transportado pelo tempo e espaço e perpassa várias versões dos Titãs e Novos Titãs. Nessa egotrip não linear pelo tempo, ele encontra os Titãs da Costa Oeste, que contam com a Labareda (como era chamada no Brasil na época, e Flamebird, em inglês) em sua formação.

Dick Grayson, ainda abalado com a morte de Jason Todd, sonha com uma figura encapuzada que o faz recordar as histórias dos Titãs, da primeira reunião dele com Kid Flash e Aqualad, para derrotar Sr. Ciclone  (Bromwell Stikk). É neste sonho de Dick que Bette Kane faz seu debut no universo da DC pós-Crise. Sua estreia foi nos sonhos daquele que estava sempre em seus sonhos.

Sr. Ciclone (Bromwell Stikk) derrubando Robin.

No final da edição, há uma ficha dos heróis que integram os Titãs da Costa Oeste. Abaixo vocês podem ver a ficha da Labareda:

Ficha técnica da Labareda/Flamebird, publicada em Secret Origins Annual (Volume 02) #3, de 1989

O que mais me chamou a atenção na ficha da Labareda, foi a total ausência de Kathy Kane, a Batwoman, que não havia retornado para o universo pós-Crise. A singela mudança no nome da Bette Kane foi um sinal da radical mudança em sua cronologia. A história foi publicada no Brasil em Superpowers #19 (Editora Abril, novembro de 1990).

Depois de ver Robin nos telejornais, Bette jurou que o conheceria, e cria a heroína Labareda, Flamebird no original. Foi uma homenagem e uma piada interna da DC, com a nova identidade de Dick Grayson, Nightwing (no Brasil, Asa Noturna). Flamebird e Nightwing eram identidades que Jimmy OlsenSuperman utilizavam em Kandor. Chamando-se Flamebird, Bette Kane estaria sempre ligada a Nightwing, Dick Grayson.

Flamebird e Nightwing originais.

 

Flamebird e Nightwing

Bette Kane pós-Crise é uma exímia jogadora de tênis que sempre foi apaixonada pelo Robin. Para conhecê-lo, Bette inicia um treinamento olímpico de ginástica e em artes marciais, cria um uniforme (semelhante ao que a Bat-Girl pré-Crise utilizava) e consegue, em seguida, unir-se aos Titãs da Costa Oeste, afinal, Asa Noturna estava nos Titãs da outra costa. Dick Grayson mostra-se incomodado com o assédio de Bette, deixando-a chateada a ponto de largar a carreira de heroína. Mas Bette é mordida pela mosca azul do vigilantismo, ou heroísmo, não consegue largar definitivamente essa vida, e tenta, por várias vezes, reunir os Titãs da Costa Oeste.

Titãs da Costa Oeste

 

Uma dessas tentativas foi em uma história de Rapina e Columba, publicada em Hawk & Dove Annual (Vol 02) #1 de 1990, escrita por Karl e Barbara Kesel, desenhada por Dave Hoover e Tom Artis, arte-final de Will Blyberg e Bill Wray, com cores de Glenn Whitmore. Na trama, Columba repara na necessidade que Bette tem de companhia e como isso poderia ser a razão de sua insistência em reunir os Titãs da Costa Oeste.

Capa de Hawk & Dove Annual (Vol 02) #1 de 1990

Em The Titans – Secret Files & Origins #01, publicada em 1999, Bette Kane aparece sentada na sala esperando os Titãs ligarem e convidarem-na para integrar o grupo. A ligação nunca acontece e uma mulher ruiva, de identidade não revelada, diz para Bette parar de esperar. Seria Kathy Kane?

Capa de The Titans – Secret Files & Origins #01, de 1999

Ainda em 2000, na revista Titans Annual #1, Bette luta ao lado dos Titãs contra Tengu.

Capa de Titans Annual (Vol 01) #01, de 2000

O marcante nas poucas aparições da Labareda até então, era a sua obsessão por Dick Grayson. Uma paixão que dominava as suas ações e motivações no mundo do vigilantismo/heroísmo. Mesmo que a personagem tenha sido criada para ser interesse romântico do Robin, a forma como era retratada diminuía sua importância nas tramas, contribuindo para a sua pouca exposição nas histórias pós-Crise.

Na minissérie JLA/Titans, sua obsessão pelo Robin é destacada, em uma história envolvente que homenageou toda a trajetória dos Titãs (leia essa resenha aqui do Universo HQ, porque eu não faria melhor). A própria Labareda resume sua obsessão pelo Asa Noturna “culpando” a bunda dele… JLA/Titans foi escrita por Devin Grayson e Phil Jimenez (que também fez os desenhos), arte-final de Andy Lanning com cores de Jason Wright.

 

Labareda mudando a forma como encara a vida de heroína/vigilante.

Na minissérie do Mutano (Beast Boy) publicada em 2000, cuja trama repercute em The Titans Secret Files #2 (2000), Labareda tenta reunir os Titãs e, novamente, não logra sucesso. Ainda na minissérie, Betty, ao tentar pagar uma fiança de Mutano (não queiram saber o porquê ele foi preso), diz que o dinheiro para o pagamento veio de sua tia Kathy. Seria Kathy Kane, a Batwoman? Beast Boy foi escrita por Geoff Johns e Ben Raab, desenhos de Justiniano, arte-final de Chris Ivy e cores de Jason Wright.

Durante a trama, Dick e Bette tem uma conversa definitiva e fica claro que eles não ficarão juntos, assim como ela não integrará os Titãs principais permanentemente. É nesta história que Labareda, Bette Kane, amadurece e percebe que, mais do que ser parceira de Dick Grayson, ela quer ser uma heroína, com ou sem um grupo. Ela se basta de agora em diante. Ainda assim, ela e Mutano criam os Titãs LA.

Labareda de uniforme novo na minissérie do Mutano.

Em Crise Infinita, Labareda une-se aos Titãs, mais uma vez, de novo, outra vez, para enfrentar o Superboy Primordial (em Infinity Crisis #04, de 2005). Durante o evento, o Multiverso é restabelecido e os personagens que originalmente pertenciam a outras Terras são realocados nas “Terras corretas”. Nisso, Bette Kane vai parar na Terra-2. Após a saga, todos voltam para a Terra principal e Bette, novamente, une-se aos Titãs durante o ano pulado depois da Crise.

Capa de Infinity Crisis #04, de 2006

Então povo, a fase da Bette Kane em Crise Infinita merece uma atenção especial, nem tanto pela atuação dela no evento, mas pela conclusão. O post ficou maior do que eu havia planejado e o desenvolvimento dessa parte ficará para a próxima coluna, que também, ou principalmente, vai falar da relação dela com Kathy Kane (a tia?).

O que eu aprendi lendo e pesquisando sobre Bette Kane? A DC Comics desperdiçou uma personagem complexa e cheia de camadas por décadas, devido a decisões editoriais que podem estar relacionadas a eventos pré-Crise, como “ihh cara, usa ela não, ela era a Bat-Girl, vai dar maior problema…”.

 

Essa capa está entrando no post só para mostrar a Labareda e o Batman juntos, afinal esse é o Arquivo do Batman.

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Juliano Souza Ribeiro

Agente secreto durante o dia e aspirante a herói mascarado durante a noite, ainda encontra tempo para ser o arqueólogo da Mansão Wayne.