Betty Kane, a primeira Bat-girl

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Betty Kane, a primeira Bat-Girl
Betty Kane, a primeira Bat-Girl

Que a Batgirl é Bárbara Gordon, filha do Comissário Gordon, todo mundo sabe. O que nem todo mundo sabe é da trajetória conturbada que ela teve nos quadrinhos e que Bárbara Gordon não foi a primeira Batgirl.

Em 1961, os editores da revista do Batman, resolveram criar um interesse romântico para o Robin, tendo, como uma das razões, anular as acusações de que Batman e Robin seriam gays.

Na revista Batman #139, na história “Bat-Girl!“, escrita por Bill Finger com arte de Sheldon Moldoff, Betty Kane fez sua estreia como Bat-girl. Mary Elizabeth Kane era sobrinha de Kathy Kane, a Batwoman original.

Batman #139, de 1961, com a estreia da Bat-girl
Batman #139, de 1961, com a estreia da Bat-girl

A história já se inicia com a Bat-girl em ação, salvando a pele de Batman, Robin e Batwoman. Ela surge e desaparece rápido, mas não sem antes dizer que chamava-se Bat-girl, deixando Robin perguntando-se quem era ela. Em seguida, Bat-girl aparece na casa de sua tia e diz a ela toda a verdade, cortando para um flashback, no qual vemos Betty Kane chegando à casa de sua tia Kathy Kane sem aviso. Esta se questiona como agirá para que sua sobrinha não descubra sua dupla identidade.

Mostrando habilidades superiores às de Tim Drake, Betty Kane descobre a identidade da Batwoman penteando o cabelo e, mais tarde, o esconderijo do Rei Cobra analisando um sapato de um dos capangas dele, apenas com os conhecimentos obtidos nas aulas de química do ensino médio (eu ía escrever colegial, mas parece que não existe mais). Ela deduz que os vilões estariam em uma fábrica de pólvora ou fibra de celulose que se regenera, utilizada para fazer uma seda artificial. Isso que é escola!

Página 27 de Batman 138
Página 27 de Batman #139

Não vou contar a história toda aqui, mas quero registrar que no final fica evidente que Robin e Bat-girl terão algum tipo de relacionamento. Aparentemente essa era a intenção dos escritores e editores, porém a trajetória de Batty Kane seria efêmera e encerraria-se abruptamente junto com a de sua tia.

Bat-girl, Robin e Batmite ao fundo
Bat-girl, Robin e Batmirim  ao fundo

bat-girl-betty-kane-pre-crisis-dc-comics-i

Quatro anos depois da criação da Bat-girl, com a intenção de resgatar o espírito mais heroico e detetivesco das histórias do Batman, o editores resolvem sumir com personagens como a Bat-girl, Batwoman, Batmirim, Batcão e até o Robin deixa a Mansão Wayne e vai para a faculdade, deixando que Batman protagonize sozinho suas histórias.

No entanto, o sucesso do seriado de TV do Batman, em 1966, obrigou a DC Comics a reintroduzir a personagem nos quadrinhos, mas reformulada. É quando Bárbara Gordon assume a identidade de Batgirl, usa um uniforme mais parecido com o do Batman e torna-se a personagem icônica que conhecemos.

Bat-girl teve poucas participações. Até 1964, Betty Kane aparece em Batman #139, #141, #144, #153, #159 e #163, e em Detective Comics #322, com histórias pulps e, quase sempre, ela e Robin pareciam um casal de comédia romântica.

Quadrinhos da revista Batman #159, 1963,
Quadrinhos da revista Batman #159, 1963
Bat-girl beija Robin em Batman #141
Bat-girl beija Robin em Batman #141

 

Bat-girl reaparece em 1977, nas edições de Teen Titans #50 até #52, e vemos que Betty Kane estava priorizando a sua carreira de tenista quando é recrutada por Lilith para integrar os Titãs da Costa Oeste, em uma missão para investigar misteriosos desastres naturais. Na trama, a Turma Titã encontra a nova equipe e juntos combatem um vilão, que até então havia aparecido em três histórias do Batman (sempre o Batman!), o Senhor Esper, que na aventura contra os Titãs se disfarça como Capitão Calamidade, isso mesmo, Capitão Calamidade, e é desmascarado no final. O Senhor Esper nunca mais apareceu na cronologia da DC.

Nesse arco, Bat-girl demonstra ainda ter sentimentos por Robin e sugere que, como estava de volta à ativa como super-heroína, iria tentar recomeçar, ou começar, uma história com o ele.

Página de Teen Titans #50, 1977
Página de Teen Titans #50, 1977, Betty Kane disputando uma partida de tênis
titascostaoeste
Última página de Teen Titans #52, 1977

Betty Kane aparece mais três vezes, em Batman Family #16, apenas em imagens de TV, e em Tales of the Teen Titans #50, no casamento de Donna Troy. A revista Crise nas Infinitas Terras #11, é a última aparição  de Betty Kane como Bat-girl. Após os eventos da Crise, ela reaparece como Mary Elisabeth “Bette” Kane e assumindo agora a identidade de Pássaro Flamejante, às vezes traduzida também como Labareda (Flamebird).

Capa de Batman Family #16, 1978
Capa de Batman Family #16, 1978

A história de Bette Kane pós-Crise é, como as histórias de alguns heróis nesse período, confusa. Vamos falar sobre isso no próximo post sobre ela, futuramente no Arquivo do Batman. (Já disponível clicando aqui!)

Se vocês quiserem um pouco mais de informações sobre a Bat-girl assistam o video abaixo (em inglês) do canal Its Super Effective, no qual o vlogger/blogger David, conta a trajetória da Bat-girl. É muito bom!

Este texto é uma versão revisada e ampliada do originalmente publicado no HQCafé, link aqui.

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4

Juliano Souza Ribeiro

Agente secreto durante o dia e aspirante a herói mascarado durante a noite, ainda encontra tempo para ser o arqueólogo da Mansão Wayne.