ColunasTerra de Spoiler

Terra de Spoiler #4

Este é um local onde você não terá segurança. Nada mais é abrigo. Se você quer saber o que está acontecendo, entenda: esta é uma TERRA DE SPOILER.

Terra de Spoiler é o canto em que você saberá o que está acontecendo nos gibis da Bat-Família e agregados. E prepare-se para muita reclamação, porque NADA que tem saído tá bacana. Ao meu ver, claro.

Se você não leu o #1, recomendo que leia, e essa é a última vez que falo isso. Deixe de preguiça!

ARLEQUINA
A Arlequina…  bem, ela vai a um parque de diversões e enfrenta um robô que quer destruir pessoas zumbificadas para fazer telemarketing do Imposto de Renda.

Sério.tds04_botinhabumerangue

No Esquadrão Suicida, que Jim Lee desenha como eu desenho com a mão esquerda (sou destro), eles acabam libertando Zod, que destroi o Capitão Bumerangue, só deixando as botas. Isso foi até legal, considerando que NINGUÉM imaginava que o Crocodilo saberia nadar, e ele vomita novamente. Por quê há essa necessidade ianque de mostrar pessoas vomitando?

ASA NOTURNA

 

Vamos deixar o Asa pra depois. Eu explico.

DAMIAN

Os editores da DC por acaso lembram que o Damian existe?

BATGIRL

Batgirl and the Birds of Prey, desenhada feito uma pessoa com Mal de Parkinson, deu um nariz libanês pra Batgirl e a trama mais enfadonha possível: elas vão proteger uma pessoa que a máfia quer morta, então a máfia manda metahumanos até o casebre onde elas estão com a pessoa. Nisso, Batman aparece naquilo de “Ei, Batgirl, você sabe o que está fazendo?”

E não reclamem: meu avô teve Mal de Parkinson e eu tenho possibilidade de ter, então sei do que estou falando.

CAPUZ VERMELHO

Toddynho, nosso companheiro de aventuras mal escritas por Scott Lobdell (você sabia que Lobdell é um comediante stand-up fracassado? Pois é, seus roteiros são uma piada.), enfrenta Ártemis, uma amazona da turma da Mulher-Maravilha. Ela quer impedir que ele roube o Arco de Ra, o arco que atira estrelas como flechas (pode ser só uma metáfora, eu sei, mas é maneiro dizer isso). Jason quer roubar o Arco para o Máscara Negra (pois é). Eles brigam e, por fim, o Máscara rouba o Arco sem o Jason. Por fim, os dois descobrem que a carga nem é o arco, mas sim um clone do Superman.

É que Lobdell, em sua infinita sabedoria, achou ótima ideia que a série do Capuz Vermelho tenha uma “trindade maligna”: um Batman (Capuz), uma Mulher-Maravilha (Ártemis) e um Superman (Bizarro). Deus tenha piedade da minha alma por ler isso.

BATMAN

Liga da Justiça: Superman derrota os vilões. Ê.

tds04_monstroNas revistas Batman e Nightwing (por isso deixei o Asa Noturna pra agora), rola A Noite dos Homens-Monstros. Hugo Strange soltou os monstros (BIRL) que criou por Gotham. A turma do Morcegão precisa deter os monstros (são monstros mesmo, gente, nem é metáfora) e manter a confiança que o povo de Gotham tem neles. Pra isso, hologramas do Batman são lançados de postes de iluminação pública para orientar a todos. Bem pensado, uma saga bem desenhada e bem clara. Dá pra entender o que está acontecendo, e as diferenças entre Batman e Asa, por exemplo, ficam claríssimas.

Detective Comics encerrou o atual arco do pai da Batwoman querendo ser um Batman melhor que o Batman com as Forças Armadas. Robin Vermelho, o bom e velho Tim Drake, redirecionou todos os drones de ataque pra ele. Embora ele dê conta da primeira leva, a segunda o transforma em queijo suíço.

Porém… arrá! Pegadinha do Mallandro! Tim é salvo no último instante (e sem nenhum buraquinho que não seja de fábrica ou de brinco) pelo Mr. Oz, que tá fazendo uma coleção de personagens DC. Primeiro foi o Apocalypse, agora o Tim. Só que agora todos acham que Tim morreu.

tds04_timdraketchau

All-Star Batman vem me dar vontade de ler qualquer outra coisa. O Batman precisa levar o Duas-Caras, mas tudo quanto é vilão aparece. Até a Lince. Tá muito mais interessante a segunda história, em que o Zsasz ataca o Duke.

Para ser um bálsamo em minha vida vem Trinity. Obrigado, DC! Francis Manapul cuida da arte e do roteiro. A arte dele tem um traço leve e ágil que sempre me agradou, mas ele melhorou e muito aqui. A página da Mulher-Maravilha carregando um javali morto nos ombros é de graciosidade absurda, ao mesmo tempo que os adornos dela me lembram um pouco o trabalho do Lee Bermejo. A estrutura de narrativa que ele aplica, tão familiar e sutil, é animadora.

Calma, a história também é muito boa.

Mulher-Maravilha e Batman vão visitar o Superman. Lembrando que esse Superman é o pré-52. Ou seja, ele viveu todas aquelas aventuras da Liga com torre na Lua, satélite e tudo mais. Mas esses Bats e MM conviveram com outro Superman, o dos novos 52, então a amizade com esse precisa ser estabelecida.

O Superman (o atual) tem mulher e filho, então a fazenda onde mora tem todo um clima de família, o que faz muito bem pra amazona e pro vigilante noturno, que são muito solitários.

Ah, e é feita uma lembrança do traje de arco-íris do Batman.

Uma surpresa muito agradável, e recomendo que todos leiam. Tanto que nem estou falando muito do que acontece para que possam usufruir mais.

Relaxe, deixe seu comentário, valorize as amizades… e viva esta TERRA DE SPOILER!

tds04_trinity

Vinícius Schiavini

Mantém uma fachada de um empresário de sucesso com muita fortuna, enquanto sai a noite batendo em bandidos, saltando de seu avião temático, lançando bumerangues, usando toda a tecnologia disponível em sua caverna. Ele secretamente é o Cavaleiro da Lua… ih!