Top 5 – Contribuições de Darwyn Cooke para a mitologia do Batman

Hoje recebemos a triste notícia de que o artista Darwyn Cooke está hospitalizado e recebendo um tratamento paleativo para um grave câncer. (Atualização 14/05/2016 – o blog oficial do artista informou hoje seu falecimento. Descanse em paz, mestre!)

Sou fã do artista e, ao saber pelo que ele está passando, fiquei pensando na obra dele e de seu jeito único de ver os heróis dos quadrinhos. Quem leu A Nova Fronteira ou assistiu a adaptação animada (feita pelo próprio Cooke) sabe do que estou falando.

New_Frontier_Heroes
O universo DC por Darwyn Cooke em “A Nova Fronteira”.

Darwyn Cooke deixa transparecer em sua obra todo o amor que ele tem por esses personagens, mas um personagem específico parece ter ganhado uma atenção especial. Que personagem? Ora, que pergunta besta.

BMEGO_AOT_HC_solicit
Ele é a noite, ele é a vingança… panananaaaá-nam!

Abaixo listei as que considero as cinco mais importantes contribuições do quadrinista para a mitologia do Batman:

5 – O Crossover com Spirit

Batman-Spirit
Cara a cara com seu novo colega de editora.

Em 2007 a DC Comics acabava de adquirir os direitos do personagem The Spirit, do mestre Will Eisner, e deu a ele uma nova revista mensal, escrita e desenhada por Darwyn Cooke e com arte-final de J. Bone.

A revista criou muita expectativa entre os fãs, mas a DC achou melhor primeiro apresentar o personagem para novos leitores em uma edição especial onde se encontrava com o herói mais popular da editora. Para isso, Cooke e Bone contaram com a ajuda de Jeph Loeb no roteiro.

A revista foi um sucesso, chegando a ganhar dois prêmios Eisner aquele ano.

batman-spirit-1400
A zuera… ela não tem limites.

4 – Batman: Ego

312121-20592-123427-1-batman-ego
Uma incrível jornada pela mente do Batman.

Cooke publicou seu primeiro quadrinho em 1985, uma história curta em New Talent Showcase #19, mas por problemas financeiros acabou abandonando a industria dos quadrinhos e indo trabalhar com design e direção de arte por 15 anos, até que começou a trabalhar com animação na Warner e, finalmente, em 2000, publicou um quadrinho pela DC Comics, Batman: Ego.

A HQ foi tão surpreendente, que nunca mais faltou trabalho ao artista, além de introduzir conceitos que mais tarde seríam usados na saga Bruce Wayne: Assassino?.

i-am-vengeance-i-am-the-night-exploring-the-dark-psyche-of-batman-batman-ego-by-darwy-474330
Sinistro!

3 – Batman: The Animated Series

tumblr_nkcp4eq6Jp1tp6rxbo1_1280
Infelizmente não conseguí confirmar se estes storyboards específicos são do Cooke, mas fica o registro.

Em seu período trabalhando na Warner Animation, Cooke fez um monte de trabalhos legais, mas com certeza um dos que mais se destacam são os storyboards para Batman: The Animated Series.

Com eles, ganhou moral no estúdio, que deu mais liberdade para que ele criasse…

2 – A Abertura de Batman Beyond

Estilosa pra caramba, né? Deu uma pegada totalmente nova ao universo animated, sem abandonar sua identidade. Depois disso ele até dirigiu o desenho animado dos Homens de Preto para a Sony Animation, lembram dele?

1 – Mulher-Gato

catwoman4
Prove minha bota nova, Cara-de-Barro!

Em 2001, a Mulher-Gato estava meio perdida no universo DC, com uma revista mensal que, desde a saida de Jim Balent, basicamente revezava artistas tapa-buraco. Foi quando Darwyn Cooke e Ed Brubacker assumiram a revista e mudaram a vida de Selina Kyle para sempre.

catwoman02
Puro estilo!

Novo visual, nova ambientação, novos personagens de apoio… tudo isso para tornar a personagem relevante novamente. E parece que conseguiram, não é mesmo? O uniforme que Cooke criou 15 anos atrás continua atual e é base para praticamente todas as adaptações da personagem para outras mídias desde então.

catwomanbigscore

Espero que tenham gostado deste Top 5 e, em nome de toda a equipe do Mansão Wayne, desejamos força a Darwyn Cooke e sua família neste momento tão complicado.

Talent_sdcc2012_Darwyn-Cooke_580_534ef7008490d6.33563333

Carlos Vázquez

Mordomo voluntário na Mansão Wayne quando o Alfred se ausenta, faz questão que todas as pessoas que o cercam saibam o nome de pelo menos 3 Robins e decidiu criar este site para transformar todo esse conhecimento “inútil” em algo que possa compartilhar com outras pessoas que tenham interesse.