Top 5 – Os Crossovers menos conhecidos do Batman

O Batman é incontestavelmente o rei dos crossovers. Em suas décadas de carreira, encontrou inúmeros personagens da Marvel, da Image Comics, da Dark Horse e até dos cinemas.

Entretanto, alguns destes crossovers não são tão conhecidos pelo público. Aqui listamos os que consideramos os menos conhecidos, mas nem por isso menos divertidos:

5 – Space Ghost

Space Ghost

A série animada Batman: Os Bravos e Destemidos era um crossover rotativo, com o Homem-Morcego se aliando a outros heróis em todos os episódios, em sua maioria duas vezes, já que a introdução apresentava um encontro que quase sempre não tinha ligação com a trama principal.

No episódio Bold Beginnings!, de 2011, a introdução tem duração prolongada para mostrar Batman lutando ao lado de Space Ghost e companhia contra alguns vilões da animação do herói espacial. Tudo isso com direito ao visual e efeitos sonoros do clássico da Hanna Barbera.

4 – Besouro Verde, pela segunda vez!

Besouro Verde

O encontro entre Batman e Besouro Verde no seriado de 1966 é famoso, mas com o tempo se tornou um pouco obscuro, já que raramente é reprisado, talvez por problemas de direitos autorais com o Besouro.

O que menos gente ainda sabe é que os heróis já se reencontraram desta vez numa minissérie em quadrinhos dando continuidade ao crossover original.  Batman 66 meets the Green Hornet foi publicada em 2014, com roteiro de Kevin Smith, que desde então tenta convencer a Warner Bros. a adaptar a história para um longa-metragem animado.

3 – Sherlock Homes – em dobro!

Sherlock Holmes desenho

No Universo DC, Batman é considerado o maior detetive do mundo. Mas, convenhamos, essa alcunha sempre foi de Sherlock Holmes. Eis que os dois lendários investigadores se encontraram, tanto nos quadrinhos como nas telinhas.

O primeiro crossover foi em 1987, nas páginas de Detective Comics #572, edição comemorativa de 50 anos da publicação, com direito a participação de outros dois famosos detetives da DC: o Homem-Elástico e Slam Bradley. No Brasil, a trama foi publicada em 1988, nas páginas de Batman (2ª série) #13, pela Editora Abril.Sherlock Holmes HQ

O segundo encontro foi em 2009, na série animada Batman: Os Bravos e Destemidos, no episódio Trials of the Demon!, envolvendo viajem no tempo, Batman com o visual de Gotham City 1889 e até Etrigan, o Demônio.

2 – Scooby-Doo e mais um convidado

Scooby

Todo mundo sabe que Batman e Robin visitaram Scooby-Doo e sua turma em uma das muitas séries animadas do cachorro covarde em duas ocasiões. Ambos os episódios até foram lançados em um DVD no Brasil.

Mas esse não foi o único encontro entre os personagens na telinha. Provando que Batman: Os Bravos e Destemidos é um marco na carreira do cavaleiro das trevas, Scooby e amigos fizeram uma visita no episódio Bat-Mite Presents: Batman’s Strangest Cases!, de 2011.

O mais interessante é que o encontro apresenta os personagens no mesmo estilo do desenho de Scooby, incluindo os erros de coloração no uniforme do Batman. O motivo é simples e divertido: o episódio apresenta versões diferentes do herói, ou melhor, elas nos são apresentadas pelo amalucado Batmirim.

Para tornar as coisas ainda mais estranhas, quem também participa é o comediante Weird Al Yankovic.

1 – Mary Jane

Mary Jane

O Batman teve dois crossovers com o Homem-Aranha, numa época em que a tradição mandava que os encontros Marvel e DC sempre fossem em dobro, cada um publicado por uma editora.

Mas, anos antes disso, Bruce Wayne deu umas bandas pelo Universo Marvel de forma não oficial. Às portas do matrimônio com Peter Parker (o Homem-Aranha) Mary Jane ainda tinha lá suas dúvidas e saia com um playboy milionário chamado… Bruce.

Pois é, em várias mídias Bruce Wayne meteu o bedelho (e sabe-se lá o que mais) na relação entre Clark Kent e Lois Lane, mas quase ninguém se mancou que ele quase foi responsável por cancelar o casamento de Peter Parker e MJ. Bem, antes ele do que o diabo…

Essa intrusão foi publicada em Amazing Spider-Man Annual #21, de 1987, chegando ao Brasil apenas em 1991, em Homem-Aranha #100, da Abril.

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!