Cantinho do Harold #1 – Rebirth

Como não suporto mais falar sobre Batman vs. Superman: A Origem da Justiça optei por iniciar essa coluna abordando os quadrinhos, mais especificamente, Rebirth, a mais nova reformulação da DC Comics, que afetará bastante os títulos do Batman e companhia. Então primeiro vamos ver o que já se sabe sobre cada um deles:

Rebirth

Detective Comics

DETECTIVE COMICS
Retomando a numeração original, a revista será escrita por James Tynion IV, com arte do brasileiro Eddy Barrows e Alvaro Martinez.
A publicação mostrará Batman e Batwoman liderando uma equipe que conta ainda com o Robin Vermelho (Tim Drake, com um novo uniforme que lembra o seu clássico, agora com um símbolo com dois Rs), Salteadora, Órfã (a nova identidade de Cassandra Cain) e a grande surpresa, um regenerado Cara de Barro.
Embora ninguém saiba exatamente o que é Rebirth, as suspeitas são de uma nova alteração na realidade, que misturaria elementos clássicos com o que deu certo em Os Novos 52. Detective Comics já prova que alguns elementos de Novos 52 permanecerão: o novo uniforme do Batman foi inserido recentemente, enquanto a maxi série Batman & Robin Eternal reintroduziu a Salteadora e transformou Cassandra na Órfã.
Lançamento: junho, quinzenal

Batman

BATMAN
Com roteiro de Tom King e arte por David Finch, Batman mostrará Bruce Wayne lidando com um novo herói em sua cidade: Gotham (que, a julgar pela capa já divulgada, tem uma parceira). O problema é que Gotham pode não estar preparado para agir nas ruas violentas de Gotham City, já que é idealista e ingênuo demais.
Lançamento: junho, quinzenal
Nightwing2

NIGHTWING
Depois de uma temporada como agente secreto, Dick Grayson voltará ao posto de Asa Noturna (e ao uniforme azul, em novo modelo que lembra levemente a versão animated). Roteiro de Tim Seeley e arte por Marcus To e Javi Fernandez, mostrando o herói contra a Corte das Corujas, tendo um novo mentor: Raptor.
Lançamento: julho, quinzenal

Nightwing

Batgirl

BATGIRL
Deixando Burnside, Batgirl terá seu primeiro arco no Japão, antes de voltar às ruas de Gotham. Com direito a novos heróis e vilões, as aventuras terão roteiro de Hope Larson e arte do brasileiro Rafael Albuquerque.
Lançamento: julho, mensal

 

Batgirl&BirdsofPrey

BATGIRL & THE BIRDS OF PREY
Bárbara Gordon, Canário Negro e Caçadora, a formação definitiva das Aves de Rapina, juntas novamente. Vale notar que a Caçadora aqui é a Helena Bertinelli apresentada nas páginas de Grayson. Elas estarão juntas para caçar uma nova ameaça que roubou a identidade de Oráculo. Roteiro de Julie e Shawna Benson e arte por Claire Roe.
Lançamento: julho, mensal

Batgirl&BirdsofPrey3Batgirl&BirdsofPrey2

RedHood&TheOutlaws2

RED HOOD & THE OUTLAWS
Scott Lobdell não larga mesmo o osso. O roteirista cuida do Capuz Vermelho (Jason Todd) desde o início de Os Novos 52, quando ele fazia parceria com Arsenal e Estelar. Agora ele tem novos companheiros: Bizarro e Ártemis, ou seja, é uma versão distorcida da trindade da DC. A arte é de Dexter Soy.
Lançamento: agosto, mensal

RedHood&TheOutlaws

BatmanBeyond

BATMAN BEYOND
Com roteiro de Dan Jurgens e arte por Bernard Chang, o título terá Terry McGinnis de volta ao papel do Batman do Futuro (uma versão mais velha de Tim Drake estrelava o volume anterior). Textos divulgados pela DC indicam também os possíveis retornos de Batman e Coringa no título.
Lançamento: outubro, mensal

HarleyQuinn

HARLEY QUINN
Sem alterar sua numeração, nem sofrer mudança, o título da Arlequina tem roteiro de Jimmy Palmiotti e Amanda Conner e arte por Chad Hardin e John Timms. Embora esteja relacionada aqui, vale lembrar que a revista da personagem funciona isoladamente da chamada “batfamília”.
Lançamento: agosto, quinzenal

FullSizeRender-11-e1460412251576-600x868

GOTHAM ACADEMY: SECOND SEMESTER
Novo volume dando continuidade à trama, com roteiro de Brenden Fletcher, Becky Cloonan e Karl Kerschl. Este último era o artista original, mas a nova HQ segue sem o anúncio de seu substituto.
Lançamento: setembro, mensal

AllStarBatman2

ALL-STAR BATMAN
Scott Snyder continuará conduzindo as aventuras do Batman, mas agora em novo título, com desenhistas rotativos, começando com John Romita Jr., seguido por Jock, Sean Murphy, Paul Pope, Declan Shalvey e Tula Lotay.
O primeiro arco, em cinco partes, mostrará Batman conduzindo Duas-Caras pelas estrelas, com diversos assassinos de aluguel em seu encalço. Pinguim, Hera Venenosa, Mulher-Gato e Sr. Frio já estão confirmados no título.
Lançamento: agosto, mensal

AllStarBatman

 

Rebirth2

Além desses títulos da “batfamília”, veremos Batman em Justice LeagueJusticeLeague e Trinity (título dividido com Superman e Mulher-Maravilha), o Robin Damian Wayne em Teen Titans (comandando a equipe numa caçada a Ra’ Al Ghul) e Supersons (ao lado de Jonathan Kent, o novo Superboy, filho do Superman e Lois Lane pré-Novos 52), Asa Noturna em Titans (liderando os Titãs mais velhos) e vários inimigos do Morcego em Suicide Squad (refletindo a formação cinematográfica).

TrinityUm tema muito importante nessa nova fase de Rebirth será a verdadeira identidade do Coringa. Batman a descobriu ao sentar-se na Poltrona Mobius de Metron meses atrás, mas nós leitores ainda estamos no escuro, só sabemos que seja quem for, a revelação chocou Bruce Wayne. A promessa da DC é que essa revelação afetará bastante as coisas daqui pra frente.TeenTitans2

Essa reestruturada nos títulos do Morcego é bem interessante. É óbvio para todos que Os Novos 52 foi um projeto fracassado em diversos aspectos: descaracterizou vários heróis e a longo prazo apenas afastou os leitores de longa data. Por isso Rebirth chega resgatando o máximo possível as histórias antigas.

SuperSonsCuriosamente, se comparado com os demais personagens da editora, Batman foi pouco afetado por Os Novos 52, sendo que as principais reclamações, as ausências de Salteadora e Cassandra Cain, foram remediadas antes mesmo de Rebirth.

Ainda assim, essa nova estrutura lembra bastante o status quo das revistas nas décadas de 1990 e 2000, faltando aí talvez apenas um destaque para a Mulher-Gato.Titans2 As chances de sucesso comercial parecem enormes e, com certeza, os anúncios já despertaram a atenção de muitos leitores que tinham largado mão da DC.

Não só isso: a editora está claramente explorando apenas personagens presentes nas suas atuais séries, animações e filmes, deixando de correr grandes riscos, pelo menos neste início.

E você? Está empolgado com essas novidades? Acompanhou os títulos do Batman durante Os Novos 52? Deixe sua opinião!

SuperSons2TeenTitans

 

 

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!