ColunasTop 5

Top 5: Episódios da Série de 1966

O propositalmente bizarro seriado do Batman está completando hoje 50 anos. Para comemorar, montamos este Top 5 com os episódios mais interessantes do programa, alguns deles com elementos que voltariam a influenciar a mitologia do Homem-Morcego nos anos a seguir. Como a série (quase) sempre dividia a aventura em dois episódios, cada item reúne os dois que compõem a trama.

Top 5 - Batman 66 - 5

5 – O Coringa Está à Solta /Batman Is Riled

O Coringa decide combater o Batman de igual para igual, começando a usar seu próprio cinto de utilidades. Na trama, o herói quase é desmascarado em público. Aqui o Coringa usa uma máscara de Pagliacci que é homenageada na primeira aparição do vilão no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas

Top 5 - Batman 66 - 4

4 – A Maldição de Tut/A Arapuca

A introdução de Rei Tut, um vilão criado para o seriado, que só ganharía versão nos quadrinhos décadas depois. Robin age um pouco sozinho, já que Batman é capturado em dois momentos, tanto como Bruce Wayne como trajado como o Homem-Morcego.

Top 5 - Batman 66 - 3

3 – O Ovo/O Ovo Gorou

A estreia de outro vilão exclusivo da série, o Cabeça de Ovo. Não bastasse a ridícula noção de um criminoso que comete roubos e golpes com o tema de ovos, o que permeia também suas falas, o personagem chama a atenção por ser interpretado pelo mestre do terror Vincent Price.

Top 5 - Batman 66 - 2

2 – Pingüim, o Candidato/O Ex-Candidato Pingüim

Muita gente critica o diretor Joel Schumacher por adotar um lado mais tosco em seus filmes do Batman, claramente inspirados neste seriado. Mas seu predecessor, Tim Burton, também bebeu dessa fonte, como prova essa aventura onde o Pinguim concorre a prefeito, fato que se repete em Batman, o Retorno. O que só acontece aqui é que o próprio Batman é o candidato rival.

Top 5 - Batman 66 - 1

1 – Um Pouco de Ação/Alegria de Batman

O inesquecível encontro entre Batman e Robin e outra dupla de heróis bem populares na época: Besouro Verde e Kato. Como todos, a dupla dinâmica acredita que os dois visitantes são criminosos, o que logo os coloca em conflito. Quem diria que um dia Bruce Lee (que interpretava Kato) desceria o sarrafo em Robin. Vale lembrar que essa aventura teve recentemente uma continuação em quadrinhos, com roteiro de Kevin Smith, que desde então tenta persuadir a Warner a adaptá-la para uma animação.

Leonardo Vicente

Nunca sequer visitou Gotham City, muito menos morou numa caverna, nem mesmo treinou com os maiores mestres marciais do planeta. No comando do site Fala, Animal! e escrevendo para a revista Mundo dos Super-Heróis, se deu conta de sua triste maior diferença quando comparado com Bruce Wayne: não tem a mesma fortuna que ele!